/

08 de Agosto de 2013 11h30

SUGESTÃO DE PAUTA - Abertura dos 12º Jogos dos Povos Indígenas

08/08/2013

Secretaria de Comunicação

O prefeito Mauro Mendes participa da abertura dos 12º Jogos dos Povos Indígenas, que acontecerá nesta sexta-feira (09), no Palácio Paiaguás.

O lançamento dos jogos será dividido em dois momentos. O primeiro acontecerá às 10h, no salão Clóvis Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Após a abertura oficial, será apresentado um histórico dos Jogos Indígenas. Em seguida, ocorrerá a solenidade de assinatura dos termos e matrizes de encargos e o lançamento das peças e programas dos 12ª jogos dos Povos Indígenas.

O segundo ato ocorrerá às 16h no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri (local onde ocorrerão as competições), e será marcado pela realização de cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas

Além do prefeito Mauro Mendes, também estarão presentes o secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, o governador Silval Barbosa, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappelli, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Ananias Filho, e o coordenador do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena.

Também são esperados representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e aproximadamente 50 indígenas de diferentes etnias.

Este ano, deverão participar dos jogos cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de etnias nacionais, os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em 2015, no Brasil.