/

15 de Maio de 2013 17h34

Sinduscon denuncia: "CAB inviabiliza construção civil em Cuiabá"

15/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

Representantes do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon) se reuniram com o prefeito Mauro Mendes na tarde desta quarta-feira (15) para denunciar atitudes tomadas pela CAB Cuiabá, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgoto na Capital, que estariam prejudicando a construção e entrega de empreendimentos.

Segundo levantamento feito pelo Sinduscon e apresentado ao prefeito Mauro Mendes, há atualmente em Cuiabá mais de 36 mil unidades residenciais prontas ou na iminência de serem concluídas. Destas, 26.470 responderam à pesquisa feita pelo sindicato e 21.456 informaram que não estão sendo atendidas pela CAB, o que representa 73% das unidades pesquisadas.

Ainda conforme o levantamento, os investimentos totalizam R$ 6 bilhões e as unidades, horizontais e verticais, servirão de moradia para mais de 120 mil pessoas.

O presidente do Sinduscon, Cezário Siqueira Gonçalves Neto, disse que parte dos empreendimentos já tinha a disponibilidade de abastecimento de água e esgoto prevista pela Sanecap, porém, após assumir a direção dos serviços na Capital, a CAB estaria estabelecendo novas condições para garantir os serviços.

“Fizemos um levantamento junto às construtoras para fazer um mapeamento da cidade e detectamos que a grande maioria enfrenta a seguinte situação: quando a CAB disponibiliza a água, faz exigências de investimentos em adutoras, em rede coletora de esgoto e até em estações de tratamento, o que inviabiliza os empreendimentos. Além disso, alguns desses empreendimentos já tinham a disponibilidade de água prevista pela Sanecap e hoje a CAB chega, estabelece novas condições e novas necessidades de investimentos, as quais os empreendimentos não estão comportando”, disse Cezário Neto.

O vice-presidente da Comissão Imobiliária do Sinduscon, Rogério Iwankiw, afirmou que a situação tem gerado conflito entre os empreendedores e a companhia de abastecimento. “É por isso que estamos buscando uma solução junto à prefeitura. Queremos dar continuidade às entregas dos empreendimentos que já estão prontos e dos que estão na iminência de serem entregues”, afirmou.

Após receber a reivindicação, Mauro Mendes se comprometeu a analisar o pleito do sindicato e interceder junto à concessionária para que os interesses do povo cuiabano sejam preservados.

“A construção civil é importante como atividade econômica e a construção de empreendimentos interessa muito ao Município. Vamos tomar todas as providências para que os interesses maiores da população de Cuiabá sejam atendidos”, salientou o prefeito.