/

11 de Outubro de 2011 11h31

Prefeitura inaugura praça com homenagem ao arquiteto de Cuiabá - Júlio De Lamonica Freire

11/10/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 8453-6822/3645-6

 

A prefeitura de Cuiabá inaugurou, na noite de segunda-feira (10-10), a praça “Arquiteto Júlio De Lamonica ”, no bairro Jardim Florianópolis. A obra é resultado de uma parceria de sucesso entre o município, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Ginco Empreendimentos Imobiliários. A solenidade de inauguração contou com a presença maciça da comunidade, do prefeito Francisco Galindo, de inúmeras autoridades, e da família do homenageado.

A praça ocupa agora o espaço onde antes era um terreno abandonado, cheio de lixo e escuro durante a noite, representando perigo para a comunidade. No local, além de um espaço de lazer para a população, foi instalado um parque de diversões infantil e uma ampla quadra de esportes. O terreno foi doado pela Prefeitura.

“Fico muito feliz em ver este lugar, que até outro dia era abandonado, transformado. Ao contrário de ser um risco para a população, agora este é um local de convívio para toda família”, frisou o prefeito Francisco Galindo.

A construção da praça foi iniciativa do MPE, por meio da Procuradoria do Meio Ambiente. De acordo com o promotor Domingos Sávio de Barros, os recursos utilizados na obra são oriundos de penalidades (de crimes cometidos contra o meio ambiente) convertidas em transações penais (multas). “Os recursos destas transações são destinados a projetos sociais e ambientais, como esta praça”, explicou ele. Também integra o projeto a promotora Ana Luiza Peterlini.

A iniciativa de batizar o espaço com o nome do arquiteto Júlio De Lamonica também foi do MPE. Domingos Sávio também destacou a participação da Ginco na construção. “A Ginco é nossa grande parceria neste projeto”. O MPE destinou R$ 150 mil para a obra.

Já a Ginco Empreendimentos Imobiliários destinou mais R$ 150 mil, em material de construção, serviços e na elaboração do projeto arquitetônico da praça, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O sócio-diretor da Ginco, André Tanura declarou que o projeto “vai ao encontro da visão e da missão da Ginco, de trabalhar com projetos de urbanização que buscam integrar a questão ambiental e oferecer melhor qualidade de vida a população”.

O presidente do Jardim Florianópolis, Ronaldo de Souza Martins, conclamou todos os moradores a ajudarem a preservar e manter a praça limpa e cuidada. “Há muito tempo esperávamos um espaço assim. Agora temos direito de contemplar esta obra. Este é um patrimônio de todos e toda população precisa ajudar a cuidar”.

Homenagem

A nova praça do Jardim Florianópolis recebeu o nome do “Arquiteto Júlio De Lamonica Freire”, em homenagem ao grande arquiteto cuiabano,  falecido há exatamente um mês (30/11/1937 - 11/09/2011).  Júlio foi um dos pioneiros da Arquitetura e do Urbanismo de Cuiabá e de Mato Grosso, incluindo o conjunto arquitetônico do Centro Político e Administrativo (CPA).

“Meu pai amava incondicionalmente esta cidade, suas ruas, suas praças, seu povo. Ele sonhava com uma Cuiabá bonita e bem planejada. Estamos felizes que está praça receba seu nome. Um lugar que se transformou em um local para todos. Para ele, tudo em Cuiabá deveria ser feito para o bem comum”, declarou o filho de Júlio De Lamonica Freire, André De Lamonica.

Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Júlio De Lamonica Freire  publicou obras de grande valor, destacando-se “Por uma Poética Popular da Arquitetura”, que se transformou em tese de doutorado, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). De Lamonica imprimiu sua marca pessoal em becos e casarios cuiabanos, por meio de artigos, publicações, entrevistas e depoimentos sobre a cidade.

“Estamos muito orgulhosos em prestar esta homenagem a um ser humano tão grande, que tanto amou Cuiabá e fez por muito por nossa cidade”, destacou Galindo.

Habitação

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Francisco Galindo informou aos moradores do Jardim Florianópolis que, em breve, eles serão beneficiados com a construção de mais de 900 residências no local. “No final deste mês, iremos assinar com a  presidente Dilma Roussef, o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que irá destinar recursos para a construção de um residencial com 990 casas nesta região”.

Siriri Cururu

A solenidade de inauguração foi encerrada com uma apresentação de Siriri Cururu, do grupo “Iá, Iá”, da escola Escola Estadual Lenine Campos Póvoas.

Compareceram a solenidade, representantes do MPE, Judiciário, os vereadores Adevair Cabral, Misael Galvão, Edivá Alves e Pastor Washington, e os secretários municipais Silvio Fidelis (Governo), Reginal Kaizer (Assistência Social e Desenvolvimento Humano), Eldo Gattaz (Meio Ambiente e Assuntos Fundiários), Lécio Monteiro (Infraestrutura), Dilemário Alencar (Trabalho de Desenvolvimento Humano), Bosco Cruz (Esporte e Cidadania), Ronaldo Taveira (CuiabáPrev), Marcio Puga (SMDU) e Josemar Sobrinho (SMTU), Anderson Xavier (secretário Especial da Juventude) e Tânia Mattos (secretária adjunta de Governo), Anildo Pereira de Arruda (secretário adjunto da SMAAF).