/

13 de Setembro de 2013 16h58

Prefeitura firma acordo com Polícia Civil para instalação da Delegacia do Turista

13/09/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá estuda a possibilidade de instalar a Delegacia Especializada do Turista na região do Porto, que será requalificada após execução das obras do projeto Porto Cuiabá. O compromisso de avaliar a viabilidade da ideia foi firmado pelo prefeito Mauro Mendes durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (13) com o delegado-geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.

A instalação da Delegacia Especializada do Turista é uma das exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Segundo Anderson Garcia, a construção da unidade no local seria estratégica, por conta do aumento do fluxo de turistas em razão da requalificação da área, sobretudo durante o Mundial de Futebol.

“A região do Porto, para a qual a prefeitura tem um projeto maravilhoso de requalificação, vai atrair um grande número de turistas para a cidade. Nós acreditamos que, após a execução das obras, o local se tornará, senão o melhor, um dos melhores pontos turísticos de Cuiabá. Por isso, solicitamos ao prefeito a cessão de uma área naquele local para que a Polícia Civil possa instalar a Delegacia Especializada do Turista”, ressaltou o delegado-geral.

Os estudos para verificar a viabilidade de instalação da delegacia na região do Porto serão iniciados imediatamente. Após a Copa do Mundo, a unidade permanecerá em funcionamento.

Segundo Anderson Garcia, devem atuar no local dois delegados de polícia, dois escrivães e de 2 a 3 equipes de investigadores. “O trabalho continuará de forma perene, pois acreditamos que o turismo em Mato Grosso será incrementado de forma vertiginosa”, afirmou.

Porto Cuiabá - O projeto Porto Cuiabá prevê a  requalificação da região do Porto ao longo da orla do Rio Cuiabá, no trecho entre a ponte Júlio Müller e a Ponte Nova.

As intervenções serão realizadas em um espaço de 1.350 metros de extensão e busca promover a reintegração do Rio Cuiabá à cidade e incrementar o turismo, além de resgatar e valorizar o patrimônio histórico e cultural presente na região.