/

12 de Novembro de 2013 14h37

Prefeitura de Cuiabá firma parceria com Academia Mato-Grossense de Letras

12/11/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá firmou parceria com a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) para o desenvolvimento de ações que visam valorizar e difundir a história e cultura regionais.

A parceria foi oficializada durante encontro realizado na manhã desta terça-feira (12), que contou com a presença do prefeito Mauro Mendes, do secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, além do presidente, vice-presidente e tesoureira da AML e membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

O presidente da Academia, Eduardo Mahon, solicitou da prefeitura a cessão de servidores para auxiliar na administração e gerenciamento da Casa Barão de Melgaço, onde funcionam a AML e o Instituto Histórico e Geográfico, além de apoio para a instalação de bustos dos fundadores na varanda do casarão, para a realização de projeto com estudantes das redes estaduais e municipais de ensino e para publicações de trabalhos acadêmicos.

“A memória afetiva da Casa Barão de Melgaço é muito forte na sociedade e precisa ser valorizada. Queremos fazer do local um espaço de convívio para a família cuiabana”, disse Mahon.

Ciente da importância da difusão da história regional, o prefeito Mauro Mendes se comprometeu a trabalhar para atender os pleitos apresentados.

“Reconheço a importância dessas instituições para a sociedade e tenho consciência de que se não cuidarmos da nossa história, acabamos perdendo nossa identidade. No mundo globalizado de hoje, onde tudo é igual, o que nos diferencia é justamente nossa história, nossa cultura, nossas artes e tradições. Preservar isso é preservar a nossa essência”, declarou.

Mauro Mendes apresentou ainda sua intenção de criar um museu para abrigar todas as personalidades locais que fizeram a diferença na história de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil.

“Assim, todos poderão conhecer e se orgulhar daqueles que deram sua contribuição para a história”, ressaltou.

Projetos – Segundo Eduardo Mahon, a intenção é inaugurar de três a quatro bustos por ano. Os primeiros confeccionados serão de Dom Aquino Corrêa, presidente de honra desde a fundação do prédio; José de Mesquita, primeiro presidente da AML e do Instituto Histórico e Geográfico; Estevão de Mendonça, historiador, contista e cronista que contribuiu para a fundação da AML, além do próprio Barão de Melgaço.

Outra ideia apresentada foi a de transformar o local em uma espécie de “escola ao ar livre”, onde os estudantes das escolas estaduais e municipais cujos patronos foram acadêmicos possam conhecer a história da Casa Barão de Melgaço.

“Já enviamos convites às escolas e esperamos dar início a esse projeto em breve”, destacou Mahon.

História – O casarão que leva o nome de Barão de Melgaço foi construído entre 1775 e 1777, servindo por cinco vezes de sede do governo. A Academia Mato-Grossense de Letras foi fundada em 1921, durante o governo de D. Francisco de Aquino Correa. O primeiro presidente foi o desembargador José de Mesquita, um dos mais profícuos intelectuais da história mato-grossense. 

Confira aqui as fotos do encontro.