/

01 de Março de 2012 15h15

Prefeitura de Cuiabá e poder judiciário definem diretrizes para Conselhos Tutelares

01/03/2012

Secom Cuiabá-3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, se reuniu com a juíza da 1ª Vara da Infância e Adolescência da Comarca da capital, Gleide Bispo dos Santos, para definir diretrizes de reestruturação das seis unidades dos Conselhos Tutelares de Cuiabá. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (01-03), no gabinete do prefeito no Palácio Alencastro.

Na ocasião, o gestor Municipal se comprometeu junto à secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, de iniciar reformas e, até mesmo a construção de novas sedes, em abril. Os Conselhos Tutelares de Cuiabá estão situados nos bairros: Centro, Santa Izabel, Planalto, Coxipó, CPA e Pedra 90.

Os representantes do poder público e do judiciário definiram que será elaborado um projeto padrão de construção das unidades dos Conselhos Tutelares. Conforme o prefeito, neste primeiro momento o intuito é construir uma nova sede, de ao menos um Conselho Tutelar e as demais passarem por uma reforma total e ampliação.

Entretanto, para oferecer maior qualidade de serviços aos servidores municipais e de atendimento a população, prefeitura de Cuiabá e judiciário buscarão parcerias com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e Câmara de Vereadores para que, desde já, outras unidades possam ser contempladas com novas sedes.

Segundo a juíza, este trabalho em conjunto é determinante para alcançar resultados eficazes. “Através destes diálogos que será possível solucionar os problemas das crianças e adolescentes, sendo elas prioridades dentro da Constituição Federal”, discorreu.

À frente das demandas, Regina Kaizer, detalhou que o próximo passo é a procura de novos espaços para construção de novas sedes, bem como a formulação do projeto que siga um modelo padrão para as obras. “Dentro de duas semanas vamos nos reunir novamente com o prefeito para consolidar as adequações”, pontuou.

Visitas

Em janeiro, a secretária de Assistência Social de Cuiabá e a juíza Gleide Bispo percorreram todas unidades dos Conselhos Tutelares com intuito de averiguar suas condições físicas. A partir destas visitas, foi elaborado um relatório da situação de cada unidade, a qual foi apresentada e discutida nesta quinta-feira com Galindo.

Em 2011, os Conselhos Tutelares passaram por pequenas reformas nas redes elétricas, hidráulicas, telhados e ganharam uma nova pintura nas paredes e melhorias nas distribuições do cabeamento da internet.