/

03 de Fevereiro de 2012 15h12

Prefeitura de Cuiabá e Caixa Econômica assinam contrato para construção da Praça de Esportes e Cultura

03/02/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 364-6054/8453-68


A prefeitura de Cuiabá assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF) o contrato para a construção da Praça de Esportes e Cultura (PEC), que será instalada no Jardim Passaredo (região sul da capital). A assinatura do contrato foi na manhã desta sexta-feira (03/02) pelo prefeito Francisco Galindo, o superintendente da CEF em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira e a gerente Regional de Governo da Caixa, Marli Fátima.

O valor do contrato é de R$ 3,5 milhões, recursos do Governo Federal. O município não precisará entrar com contrapartida. Com a assinatura do documento, a prefeitura de Cuiabá dará início ao processo de licitação da obra. A área no Jardim Passaredo já foi definida.

A Praça dos Esportes e da Cultura é uma obra do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O responsável pelos recursos é o Ministério da Cultura (Minc). No Brasil, cerca de 800 cidades foram escolhidas pelo Minc para receberam empreendimento igual.  

As prefeituras dos municípios contemplados ficam responsáveis pela gestão do complexo, onde funcionarão cursos de capacitação e qualificação, oficinas de arte e cultura, além de um amplo espaço para praticas esportivas.

A Praça dos Esportes e da Cultura de Cuiabá terá sete mil metros quadrados (m2), sendo o maior dos três modelos disponíveis para a PEC. A Praça contará com uma sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cine teatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

A PEC será um espaço de multiuso. A prefeitura de Cuiabá irá atuar por meio das secretarias Municipais de Cultura (SMC), Esporte e Cidadania (SMEC) e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). As três pastas serão responsáveis por executar atividades ligadas a sua área dentro da praça, atraindo a população para inúmeras atividades.

Todas as ações serão auxiliadas pela comunidade local, através das Unidades Gestoras Locais (UGL), composta por lideranças comunitárias. “Às vezes não damos importância a uma praça, mas a comunidade local, especialmente a população de baixa renda, dá muito importância ao local. Isto é o papel dos gestores, dotar a população de oportunidades sociais”, ressaltou o superintende da CEF, Carlos Roberto Pereira.

Agradecendo o empenho da Caixa Econômica na realização do projeto, o prefeito Francisco Galindo destacou os esforços empreendidos pela prefeitura de Cuiabá na promoção de serviços e na busca de recursos para levar lazer a população. “Estamos dotando a população cuiabana de espaços e programas que promovam arte, o lazer e a cultura”.