/

12 de Julho de 2012 11h12

Prefeitura apresenta projeto de revitalização da Carmindo de Campos aos comerciantes da região

12/07/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

 

A prefeitura de Cuiabá promoveu na quarta-feira a noite (12-07) uma reunião com os comerciantes da Avenida Carmindo de Campos, com o objetivo de apresentar o projeto de revitalização de toda a via. A Carmindo de Campos é uma das avenidas da capital que apresenta mais problemas de infraestrutura, sendo o maior deles o uso irregular da calçada para estacionamento de veículos.  

O projeto desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) prevê soluções para todos os problemas. Além do uso irregular das calçadas, outros problemas encontrados nos 4.117 km de extensão da avenida são: falta de calçamento adequado, falta de sinalização (vertical e horizontal); falta acessibilidade; comunicação visual fora dos padrões determinados em Lei; falta de pontos de ônibus; bocas de lobos quebradas ou inexistentes e hidrantes que não funcionam.  .

A reunião foi comandada pelo prefeito Francisco Galindo. A finalidade do encontro foi ouvir a opinião dos comerciantes sobre o projeto. Depois da apresentação do plano, o prefeito e a equipe da SMDU ouviram as colocações dos participantes, reivindicações e reclamações.

“A Carmindo de Campos irá se transformar em uma outra avenida. Uma avenida modelo que vamos deixar para Cuiabá. A partir deste projeto, todo o modelo pode ser estendido para toda a cidade”, destacou o prefeito. Ele explicou que a reunião “é necessária para equacionar todas as questões relativas as obras. Por exemplo, o número de vagas para estacionamento em cada estabelecimento, onde estarão localizados os pontos de ônibus e taxis, entre outros pontos.

A valorização imobiliária que ocorrerá na região, após a implantação do projeto, também foi destacada na reunião.

A maior preocupação dos comerciantes é relativa as vagas para veículos. De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes da Carmindo de Campos (ACCC), José Augusto da Cunha, a falta de local para estacionar tem afastado os consumidores da região. “Este é um projeto muito desejado, aguardado e cobrado. O problema de estacionamento afasta o cliente e temos sentido isto. O movimento tem caído a cada dia, o valor dos imóveis e das nossas mercadorias estão despencando. O comércio está estrangulado”.

A Carmindo de Campos tem, atualmente, 396 estabelecimentos comerciais, que atuam principalmente nas áreas de imóveis, automotores e agropecuária.

No encontro foi definido que os comerciantes que estavam presentes irão conversar com colegas e vizinhos, explica o projeto e convida-los a participar da próxima reunião, que deverá ocorrer ainda esta semana ou no início da próxima.

Projeto

A Prefeitura ficará  responsável pela recuperação das guias, sarjetas e bocas de lobo, sinalização – inclusive com as necessárias faixas de pedestres – instalação dos pontos de ônibus, regularização dos estacionamentos; acessibilidade universal; revitalização paisagística; limpeza visual; recuperação do asfalto e recuperação da drenagem. Um investimento de R$ 5 milhões.

Galindo explicou que os comerciantes ficarão responsáveis apenas pelo calçamento, o que já está previsto na Legislação Urbana Municipal. As obras das calçadas serão realizadas pela mesma empresa responsável pela execução de todo projeto, os comerciantes apenas arcarão com os custos financeiros.

As obras já foram licitadas e a empresa responsável espera apenas a ordem do município para iniciar a execução. As obras serão executadas em quatro etapas, (Fernando Corrêa - Trancredo Neves/Tancredo Neves - Jaques Brunini/Jaques Brunini – Minguel Sutil/Miguel Sutil – Prainha) em uma tentativa de minimizar os impactos na região, que concentra um intenso comércio e tem uma dos maiores fluxos de veículos da capital.

Galindo explicou que espera a aprovação dos comerciantes o mais rápido possível, para que as obras possam ter inicio ainda no mês de agosto e sejam finalizadas em dezembro. O objetivo é entregar a nova Carmindo de Campos para a população ainda em 2012.