/

10 de Janeiro de 2014 14h29

Prefeito se reúne com novo presidente do TCE para discutir aplicação de recursos públicos

10/01/2014

Evelyn Ribeiro

O prefeito Mauro Mendes se reuniu na manhã desta sexta-feira (10), com o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, para dar boas vindas e também discutir ações e parcerias que visam melhoria na gestão pública e eficácia na aplicação de recursos públicos.

De acordo com Mauro Mendes, a reunião foi proveitosa e muitas mudanças deverão ocorrer. “Discutimos várias vertentes relacionadas à gestão pública e as ações conjuntas que devem contribuir para que o controle interno e a prestação das contas públicas funcionem de forma mais efetiva na prática”, afirmou Mendes.

Estas melhorias incluem a preocupação com a fiscalização de todos os contratos do poder público, bem como a manutenção da frota e auditoria permanente da folha de pagamento e da previdência. Entre as medida a serem adotadas pelo tribunal está a criação do Programa de Contabilidade e Transparência Única. 

Desde que assumiu a presidência do tribunal na semana passada, Waldir ressalta que uns dos principais desafios é a questão das auditorias de recursos públicos. “Não adianta você gastar um ‘dinheirão danado’ e o objetivo não ser alcançado. Para isso o Tribunal de Contas vai melhorar seus instrumentos de auditoria para poder exigir dos gestores”, disse.

O presidente acrescentou também que para este ano está prevista uma programação com todos os municípios para melhorar a receita em razão ao total orçamentário porque a maioria deles depende da transferência governamental.

“Desta forma vamos conhecendo melhor os problemas e junto com aquilo que é possível o tribunal de contas contribuir na orientação, vamos fazer”, finalizou Teis.