/

27 de Novembro de 2012 14h07

Prefeito Francisco Galindo participa de plantio de mudas nativas no parque Tia Nair

27/11/2012

Secom Cuiabá (com informações Sema/MT)

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, participou nesta terça-feira (27/11), do plantio de espécies típicas do cerrado na área verde do parque municipal Tia Nair. Foram plantadas mudas de ipê, pata de vaca e pateiro. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas durante as Olimpíadas Escolares 2012.

 

Quatorze observadores internacionais, seis embaixadores olímpicos e autoridades fizeram o plantio das 50 mudas que irão neutralizar as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelos participantes durante o evento.

 

Galindo disse que a iniciativa “é um exemplo e prova que podemos ter um planeta mais saudável e muito melhor ambientalmente”.

 

Durante toda a realização das Olimpíadas Escolares 2012 os participantes – atletas, organizadores e observadores -, responderão um questionário, na forma de um jogo interativo, que servirá para quantificar de forma aproximada, as emissões de carbono. Ao final do evento os dados obtidos representarão o número de árvores que devem ser plantadas. É a pegada ecológica do evento.

 

Alison Cerutti, atleta do vôlei de praia e Angélica Kvieczunsky, da ginástica rítmica falaram da importância e de se unir o esporte ao meio ambiente, não só como uma ação de educação, mas também para que a população tenha uma maior qualidade de vida. “É importante para o dia a dia das pessoas”, destacou Angélica lembrando que este é o momento ideal para conscientização. “Quanto mais cedo se aprende melhor”.

 

O observador internacional Marcelo Manuel Majane, de Moçambique, contou que em seu país, também existem iniciativas semelhantes. “Cada criança deve ter uma árvore e cada líder, uma floresta”, explicou ele.  “Cada escola deve ter o mesmo número de árvores que alunos e, a cada novo aluno que ingressa é plantada uma nova árvore”, revelou Marcelo.

 

Também participaram do plantio os atletas Sara Menezes, do judô; Diogo Silva, do taekendo; Hugo Oyama, do tênis de mesa; Ana Satila da canoagem (atleta matogrossense).

 

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Prefeitura de Cuiabá e Comitê Organizador. A área verde Parque Municipal Tia Nair, fica localizada em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês.