/

11 de Abril de 2012 17h07

Prefeito Francisco Galindo apresenta diretoria da CAB Cuiabá ao Ministério Público Estadual

11/04/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


O prefeito Francisco Galindo e a diretoria da CAB Ambiental (que assumirá os serviços de água e esgoto sanitário de Cuiabá na próxima segunda-feira, 16 de abril) estiveram reunidos na terça-feira (10-04) com o Ministério Público Estadual (MPE) e com o grupo que compõe o Programa de Acompanhamento e Avaliação das Obras Públicas do PAC. O objetivo da reunião foi apresentar a diretoria da CAB ao MPE e ao grupo de acompanhamento.

Mesmo com a extinção das obras do PAC 1 em Cuiabá, o grupo continuará a acompanhar a execução dos serviços de água e esgoto sanitário, especialmente agora que a CAB assumirá a concessão, com o compromisso de universalizar a água em três anos e o esgoto em um prazo de 10 anos. Isto exigirá uma série de obras e investimento nos próximos anos e tanto o MPE, quanto os demais órgãos que compõem o grupo, como os representantes comunitários, querem acompanhar o cronograma de execução das obras.

O grupo que integra o Programa de Acompanhamento e Avaliação das Obras Públicas do PAC é composto, além do MPE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal (CEF), Câmara Municipal de Cuiabá, Secretaria de Estado das Cidades. O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Gilberto Gomes é o coordenador do programa.

Além da diretoria da CAB Ambiental, também participaram da reunião os diretores da AMAES (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Cuiabá), Karla Regina Lavratti (presidente) e  Jacírio Maia Roque (diretor técnico). A AMAES será responsável pela fiscalização das ações da CAB e tem, ainda, a função de fazer cumprir na íntegra o Plano Municipal de Saneamento.

Uma cópia do Plano Municipal de Saneamento foi entregue pela diretoria da AMAES ao promotor Gilberto Gomes. O presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily, fez uma ampla explanação sobre o histórico da empresa, que segundo ele, é hoje a maior empresa brasileira no setor de água e esgoto e a sétima no setor de engenharia e construção. De acordo com Joffily, inicialmente não serão realizadas grandes obras, mas pequenas intervenções em todo processo de captação e distribuição de água, que já irão resultar em um melhor atendimento à população. “Em novembro, apresentaremos para toda a sociedade o plano diretor, que conterá todo o planejamento de obras e investimentos a serem feitos nos próximos anos”.

O prefeito Francisco Galindo aproveitou para reiterar a decisão de ter realizado a concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá. “Os investimentos que serão feitos nos próximos anos serão muito maiores que aqueles previstos no PAC 1. Tenho certeza de que fizemos o melhor para a cidade. Além de possibilitar água de qualidade para toda população, vamos salvar nosso patrimônio, o rio Cuiabá e o Pantanal. Daqui a alguns anos, quando pudermos voltar a nadar nas água do rio Cuiabá, todos verão isto”, declarou Galindo.

Uma nova reunião com o MPE e o grupo de acompanhamento foi agendada para ser realizada em 60 dias.