/

23 de Dezembro de 2012 08h15

Prefeito de Cuiabá recebe novos PSFs e praças nos distritos da Guia e Aguaçu

23/12/2012

Carol Saford ? Secom Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, esteve no sábado (22/12), nos distritos de Nossa Senhora da Guia e Aguaçu para receber as obras de novos Postos de Saúde da Família (PSF), praças e quadra de esportes, através de parceria com a empresa Votorantim Cimentos. Galindo aproveitou para conhecer as instalações da empresa, que está localizada próxima aos distritos.

Ele explicou que as obras foram a contrapartida social para a instalação da fábrica, já que a obra terá grande impacto econômico no local. As obras serão entregues no início de janeiro de 2013.

“Essas obras foram uma escolha da própria população local, que destacou suas principais necessidades. Para a parceria com a Votorantim diversos setores da administração municipal foram empenhados, como a saúde, logística, esportes, urbanismo, projetos. Mas o principal ganho será o melhor atendimento que será prestado à população”, destacou Galindo.

O prefeito ainda adiantou que uma nova parceria com empresas do local deverá asfaltar seis quilômetros de estrada no local que ainda não está pavimentado.

O diretor de projetos da Votorantim, Álvaro Battaglia, contou que 20 mil pessoas serão beneficiadas com os novos PFSs e praças nos distritos. “Além disso, tivemos um trabalho de formação de mão de obra especializada para que pudéssemos utilizar funcionários locais e também a criação de um conselho comunitário. Foram eles que escolheram a construção dos postos de saúde e praças”.

A enfermeira chefe do PSF da Guia, Juliana Arruda Pinheiro, contou que o posto trará uma mudança muito grande para comunidade. “Antes o atendimento era precário, pois não tínhamos muitas condições de trabalho. O prédio anterior tinha infiltrações, por exemplo. Agora vemos a alegria da população, que está muito satisfeita com a obra e aguardando ansiosamente pelo novo posto”.

No distrito de Nossa Senhora da Guia, o projeto contempla a reforma das atuais instalações da Unidade de Saúde da Família e da Praça Ernesto Maria Bello, que ganhará quadra coberta possibilitando o desenvolvimento de atividades recreativas e esportivas.

Em Aguaçu, a nova sede do Programa Saúde da Família (PSF) ocupa uma área de 190m², construída em um terreno cedido pela Prefeitura e situada na Rodovia Estadual MT 402, KM 17,5. No distrito, a Praça Gabriela Almeida dos Santos está sendo reformada e ganhará um espaço para lanchonete.

As unidades de saúde serão adequadas às boas práticas previstas nas Normas do Ministério da Saúde. Nas praças, o projeto prevê a instalação de playground, área para exercícios de musculação e aparelhos de ginástica, novos recursos que possibilitarão aos moradores melhor aproveitando do espaço para o lazer, brincadeiras e exercícios físicos.

Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos concluiu as obras de construção de sua fábrica entre os distritos de Guia e Aguaçu. O projeto tem a capacidade para produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, com isso, a nova unidade dobra a capacidade de fornecimento para a região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente a empresa também conta com uma unidade em Nobres, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

A nova unidade faz parte da estratégia da empresa para descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. A empresa consolida o maior investimento de sua história: mais de R$ 6 bilhões no período de 2007 a 2014 na construção e ampliação de unidades fabris em todo o País. Ao final de 2014, a empresa terá 37 fábricas de cimento no País, com destacada atuação em todas as regiões.