/

03 de Janeiro de 2012 09h25

Prefeito de Cuiabá prestigia solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso

03/01/2012

Sandrine Gahyva (Secom Cuiabá) com Assessoria TCE/


O Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, compôs o dispositivo de autoridades da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro José Carlos Novelli, ontem (02-01), no Centro de Eventos do Pantanal.

Novelli presidirá a 51ª Mesa Diretora do órgão para o biênio 2012/2013, e terá o conselheiro Alencar Soares como vice-presidente e na Corregedoria Geral foi empossado o conselheiro Antônio Joaquim.

Na ocasião, Galindo fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pelo TCE-MT, nos últimos anos. Segundo o prefeito, as diretrizes adotadas pelo órgão estão à frente de qualquer administração pública, devendo ser tomada como exemplo de gestão pelo executivo.

“O Tribunal está nos ensinando a fazer gestão pública, a errar menos e atender melhor a população. A prefeitura em muitos aspectos vem se espelhando nas ações do TCE/MT, e o resultado são avanços consideráveis em nossa gestão”, revelou Galindo.

Era Digital

Novelli destacou durante a posse que promoverá uma verdadeira revolução digital e eliminará definitivamente o papel nos processos internos. “Dentro do Programa Autos Digitais, vamos implantar os programas Plenário Virtual, o Diário Oficial Eletrônico e o Malote Eletrônico, para obter ganhos de eficiência”, disse.

Outra inovação do TCE anunciada é o uso da tecnologia para os cursos de educação à distância, que serão colocados à disposição dos gestores e das equipes de servidores de todas as unidades da administração pública. Também será criada a Assessoria de Apoio ao Fiscalizado para dar suporte ao processo de modernização das Prefeituras.

“O investimento nessas novas ferramentas tecnológicas tem dois focos principais: elevar o patamar de excelência do controle externo e colaborar para a melhoria da gestão dos fiscalizados, especialmente no caso das prefeituras”, explicou o presidente do Tribunal.

Etapas

José Carlos Novelli já presidiu a instituição no biênio 2006-2007, período em que o TCE-MT implantou a primeira etapa do planejamento estratégico de longo prazo 2006-2011. Nesta nova gestão, conforme o plano apresentado no dia da sua eleição, ocorrida em 2 de novembro do ano passado, o presidente vai priorizar a plataforma tecnológica, aperfeiçoando os atuais sistemas e desenvolvendo outras ferramentas para oferecer à área técnica condições plenas para a fiscalização e controle das contas públicas.