/

28 de Junho de 2012 10h05

Prefeito de Cuiabá acompanha missa de São Benedito junto a 5 mil pessoas

28/06/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e a primeira dama da capital, Norma Sueli Galindo, assistiram na manhã de hoje a Missa de Louvor a São Benedito, que abre a tradicional festa ao Santo Padroeiro de Cuiabá, que segue até o dia 1º de julho.
 

Pelo menos 5 mil pessoas acompanharam a celebração, o nascer da alvorada e a queima de fogos em homenagem ao Santo Negro. Logo após foi servido o famoso chá com bolo aos participantes. 

Francisco Galindo, que hoje comemora seu aniversário, recebeu a benção do padre Renato Roque Barth. “É uma honra estar aqui. Uma festa tão bonita e receber a benção”, comemorou o prefeito. 

O tema da Festa este ano é: “Na Escuridão da Saúde, São Benedito nos guia”. Durante a missa, foram distribuídas mudas de plantas medicinais aos presentes e a celebração foi voltada à boa alimentação e vida saudável. 

Programação 

A programação terá, além das missas da madrugada sempre às 5 horas, seguidas de alvorada de fogos e “chá-com-bolo” de quinta a domingo, o almoço cultural às 11h30 e a procissão às 17 horas de domingo, e uma completa programação de artistas regionais de diversos estilos musicais. 

Além da variada programação musical, a Festa contará com apresentação do Grupo Flor Ribeirinha, da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, com suas habituais danças do cururu e siriri. 

Segundo a organização do evento, é aguardado um público de 20 mil pessoas por noite, que poderá desfrutar de comidas regionais, tortas doces e salgadas, e outras tanta delícias da culinária brasileira, tudo comercializado em 38 barracas de alimentação. 

Festa de São Benedito 

A Festa de São Benedito é a mais longa e popular festa religiosa de Cuiabá. Dura cerca de um mês, contando com o período das visitas dos festeiros e esmoleiros às casas cuiabanas, e chega a reunir mais de 20 mil pessoas a cada uma das noites de festa realizada na igreja. Entre 1922 e 1944, a celebração foi realizada em casas de festeiros. A partir de 1945 a Festa voltou ao largo da igreja, com a transformação da igreja em paróquia. 

Pesquisas feitas por um jornal com o intuito de descobrir "a cara de Cuiabá", em comemoração ao aniversário da cidade em 2000, mostraram a visão que os cuiabanos têm do Santo: mais de 60% o consideraram como o Santo que tem a cara da cidade e sua Festa foi considerada por quase 70% dos entrevistados como a festa popular que tem a cara de Cuiabá.