/

12 de Dezembro de 2013 11h35

Obras do Novos Caminhos se integrarão às de mobilidade para a Copa

12/12/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes destacou ontem (11) que as obras de mobilidade urbana construídas para a Copa do Mundo de 2014 serão integradas às do programa Novos Caminhos e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), tocados pela Prefeitura de Cuiabá.

Nesta quarta-feira (11), Mauro Mendes e o governador Silval Barbosa inauguraram o Viaduto “Jornalista Clóvis Roberto”, na Avenida Fernando Correa, primeira parte do complexo de obras do entorno da Universidade Federal de Mato Grosso.

Conforme Mauro Mendes, vias de acesso interligarão bairros e demais ruas e avenidas às novas obras de mobilidade urbana. “Ruas estão sendo pavimentadas, alargadas, ou construídas para que os moradores de nossa cidade tenham outros meios de acesso às principais obras; por exemplo no bairro Praeirinho, em que uma via facilitará a interligação entre a Ponte Sérgio Motta e a região do Coxipó, nas Avenidas Palmiro Paes de Barros e Archimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho”, disse.

Os recursos para as intervenções são oriundos do programa Novos Caminhos, da Prefeitura de Cuiabá e do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

“Com todas essas obras, está nascendo uma nova cidade, mais moderna, com equipamentos que ajudarão a Capital a liderar o crescimento do Estado. Neste viaduto outras obras farão a interligação, o que irá facilitar o acesso dos moradores a todos os bairros da região”, comentou o prefeito.

Nesta quinta-feira (12), o viaduto deve ser liberado para o tráfego. Já as pistas marginais e a rotatória sob o elevado seguem em construção e serão integrados à execução da Avenida Parque do Barbado, que dará acesso à universidade e conduzirá à Estrada do Moinho.

O governador Silval Barbosa lembrou que a construção da Avenida Parque do Barbado não faz parte do pacote de obras do VLT e por isso possui tempo diferente de conclusão. "Não seria justo segurarmos o viaduto por conta disso", defendeu.

O chefe do executivo estadual destacou ainda que as duas obras, juntas, vão formar um complexo viário que vai transformar a região. As ruas do bairro Jardim das Américas, que antes não possuíam saídas e acabavam no córrego, agora serão integradas à nova avenida, o que significa mais acesso ao bairro.

Dados da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MT) apontam que pelo entroncamento entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Brasília e Tancredo Neves, passavam cerca de sete mil veículos por hora nos horários de pico. Todos eles precisavam enfrentar a rotatória, o que causava congestionamento. “O conflito foi solucionado com a construção do elevado sobre o entroncamento”, explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Durante a inauguração, Mauro Mendes também falou sobre as seleções que virão para Cuiabá durante a Copa do Mundo de 2014. “Estaremos sendo vistos por milhões de pessoas no mundo inteiro. Só de estarmos nessa festa já nos faz vitoriosos”, comentou.