/ CAPACITAÇÃO

23 de Fevereiro de 2018 14h55

Nilson Leitão realiza palestra sobre Gestão Pública para a Prefeitura de Cuiabá

23/02/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Davi Valle

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira dama Márcia Pinheiro e o vice-prefeito Niuan Ribeiro reuniuram-se na tarde desta quinta-feira (22), com os secretários, adjuntos e  gestores das autarquias para participarem de uma palestra no auditório do Palácio Alencastro, sobre Gestão Pública. A palestra foi ministrada pelo Deputado Federal Nilson Leitão, com o objetivo de trocar vivências cotidianas da máquina pública.    

Atendendo ao pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, o palestrante abriu o diálogo revelando os desafios encontrados por ele durante suas experiências políticas, positivas e negativas e seus gargalos. Dispensando qualquer tipo de formalidade,o palestrante  pediu  aos presentes que não tratassem aquele momento como uma palestra, mas sim um bate papo franco e direto.

“Agradeço ao Deputado Nilson Leitão por ter aceitado nosso convite. Tenho certeza que nossos companheiros entenderam e absorveram suas informações, acredito que cada um se colocou um pouco em cada situação mencionada por ele. E ações como est se faz necessárias para despertar esse sentimento de união, tocando na alma e no coração da nossa equipe. Hoje reunimos aqui nossos secretários, adjuntos e diretores porque eles são os nossos líderes. Mas este espírito de equipe deve ser repassado a todos os nossos servidores, para que possamos conquistar todos os cidadãos cuiabanos e primar cada dia mais pela qualidade dos nossos serviços”, ressaltou Emanuel Pinheiro.  

O Deputado Federal Nilson Leitão fez questão de destacar que cada pessoa que assume um cargo público, principalmente aqueles que são líderes, precisam conhecer como é o funcionamento deste sistema. “É preciso tomar cuidado para não desperdiçar tempo com coisas que não são úteis para sociedade", comentou.

Leitão falou também sobre a importância da qualificação profissional dos servidores e, acima de tudo, do conhecimento das leis que são as bases de uma gestão pública, como a Lei Orgânica do município, Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Orçamentária, entre outras. “É fundamental que qualquer servidor ou gestor público tenha domínio sobre essas Leis. Se eu fosse o Prefeito ou o Presidente da Câmara, determinaria à minha equipe que lesse as Leis que regem a gestão pública”, reforçou.

No decorrer do encontro o palestrante, que já foi prefeito de Sinop/MT por dois mandatos, Deputado Estadual e atua como Deputado Federal, ainda aconselhou o prefeito Emanuel Pinheiro dizendo que o sucesso de uma administração passa pelos relacionamentos entre as equipes, servidores e com o cidadão. E que é preciso ter criatividade e motivação para fazer seus dias melhores. Ele ainda sugeriu ao prefeito que promovesse visitas entre as secretarias para que cada um pudesse conhecer como a outra trabalha. “Vocês são necessários para a gestão e merecem ser valorizados, mas não se sintam ‘super-secretários', se sintam importantes para atender a população”, concluiu .   

O orador disse também que o funcionário concursado é patrimônio do Município e que o maior desafio para o gestor é conquistar esses efetivos. “Emanuel conquiste,  mesmo que seja aquele servidor que foi cabo eleitoral do seu concorrente, pois cada um tem direito de escolher seu candidato e partido livremente, não pode avaliar competência com direito partidário. Servidores e gestores devem dar as mãos e juntos trabalhar em harmonia, pelo bem de estar do município".

Os gestores ouviram atentamente o orientador, que os impressionou muito com a sua visão moderna e objetiva em abordar assuntos complexos, utilizando uma linguagem fácil e direta.  

“O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns pela iniciativa. Haja vista que foi uma palestra edificante, surpreendente e motivadora, que nos coloca os trilhos para que possamos desenvolver a gestão de forma participativa com uma ‘co-responsabilidade’, junto ao prefeito. Sabendo que a nossa gestão é compartilhada, simplificada onde a máquina que somos nós, efetivos ou contratados, possamos dar esse resultado lá na ponta, para que Cuiabá possa avançar cada dia mais”, conferiu o secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pires.

O deputado Nilson Leitão vem realizando palestras como essas desde 2009, já tendo realizado uma centena delas. Aos repassar suas experiências ele espera que a equipe assimile e que o gestor cobre, para que os possam aparecer os resultados. Ele também ressalva que as palestras são totalmente apartidárias, ou seja, qualquer partido político pode convidá-lo e ter esta explanação em seu município, basta entrar em contato com sua equipe.  

O evento conto com as presença do o secretário-chefe da Casa Civil, deputado Max Russi.