/

21 de Março de 2013 16h12

Mauro Mendes prestigia lançamento do livro que conta a história de Dante de Oliveira

21/03/2013

Carol Sanford (Com informações AL/MT)

O prefeito Mauro Mendes esteve nesta quinta-feira (21), no lançamento do livro que homenageia o ex-governador e ex-prefeito, Dante de Oliveira, morto em 2006. A homenagem foi na Assembleia Legislativa e reuniu familiares, amigos e políticos.

De autoria do analista político Paulo Kramer, a publicação relata trechos da infância, adolescência e da carreira política do “Homem das Diretas Já”. “É uma justa homenagem àquele que sem sombra de dúvida é a referência política de nosso Estado. Lembro de tudo que ele sonhava para Cuiabá, e ao seu tempo e modo, contribuiu para a capital ser o que é hoje”, disse Mauro, comentando ainda se sentir honrado de ocupar a mesma cadeira de que Dante ocupou por duas vezes.

Autor da emenda constitucional nº 5, que dispunha sobre a organização de eleições diretas para a presidência da República em 1984, depois de 20 anos sob a ditadura militar, Dante desencadeou umas das maiores mobilizações civis do país, o movimento pelas Diretas Já.

Na avaliação do autor do livro, Dante participou num dos períodos mais ricos da sociedade brasileira. Kramer destaca que aquilo que começou como a simples apresentação de um projeto de Emenda constitucional foi se avolumando cada vez mais. “Ninguém imaginava que a população pudesse realizar um movimento tão forte como aquele iniciado por Dante”, mostrou ele.