/

17 de Agosto de 2013 16h50

Mauro Mendes prestigia lançamento de livro sobre Ulysses Guimarães

17/08/2013

Evelyn Ribeiro

O prefeito Mauro Mendes participou nesta sexta-feira (16), em Cuiabá, do lançamento do livro "A História de Mora-Saga de Ulysses Guimarães", escrito pelo jornalista cuiabano Jorge Bastos Moreno. O livro faz parte de uma série de folhetins divulgados pelo Jornal O Globo entre novembro de 2011 e outubro de 2013.

Apesar de ser amigo e ex-assessor de Ulysses Guimarães, um dos políticos mais influentes na metade do século XX, Jorge Moreno destaca que Ulysses nunca deu intimidade a ninguém, mas que este era um homem extremamente apaixonado por sua esposa e grande companheira Ida  Maiani de Almeida, mais conhecida como “Mora”. “Dr. Ulysses era uma espécie de Dom Quixote, não ficava trancado no gabinete e apesar de conviver intensamente com ele não dava intimidade”.

Jorge deixou Cuiabá em 1973 para estudar jornalismo em Brasília e logo depois conheceu Ulysses.

Ainda segundo o autor, dona Mora é a esposa que todo político gostaria de ter. “Sem ela, não teria Ulysses Guimarães. Eles tinham uma integração total, e costumamos dizer que não morreram, apenas desapareceram no mar”.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, esta é uma obra com características importantes não somente pela história, mas pelo trabalho desempenhado pelo autor.  “É um orgulho e um prazer para nós estamos aqui hoje. Ulysses Guimarães viveu e trouxe muitos fatos relevantes para a política brasileira”, afirmou.

Também prestigiaram o lançamento os secretários municipais Carlos Brito (Esportes), Guilherme Müller (Fazenda), Fábio Garcia (Governo), Kleber Lima (Comunicação), além do deputado Wellington Fagundes, senador Pedro Taques e o vereador Leonardo Oliveira.

O livro

Já lançada no Rio de Janeiro e em Brasília, a obra cita várias histórias como os últimos anos da campanha ‘Diretas Já’, a chegada de Fernando Collor ao poder em 1989 e uma viagem em que o casal veio para Cuiabá acompanhar o casamento do ex-governador Dante Martins de Oliveira com Thelma de Oliveira.

Conforme descrito no livro, nesta ocasião Ulysses e dona Mora também conheceram e se encantaram pela culinária cuiabana. Eles morreram em um acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992, no Rio de Janeiro. O corpo dele nunca foi encontrado.