/

09 de Maio de 2013 10h46

Mauro Mendes prestigia comemorações do aniversário de Mato Grosso

09/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes prestigiou, na manhã desta quarta-feira (09), as comemorações do aniversário de Mato Grosso, que incluiu o lançamento do Linguajar Cuiabano como patrimônio imaterial da cultura mato-grossense.

A solenidade foi iniciada na Academia Mato-Grossense de Letras. No local, foi apresentado um sarau lítero-musical em homenagem ao falar cuiabano e coreografias do grupo Incluart de Siriri, que conta com a participação de dançarinos portadores de Síndrome de Down.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, comemorou a inclusão do Linguajar Cuiabano como patrimônio imaterial da cultura mato-grossense e ressaltou a importância do fato para a manutenção da história e cultura de Cuiabá.

“Um esforço que temos sempre que fazer é para preservar a nossa cultura, a nossa identidade e os nossos valores. Com o mundo cada vez mais globalizado, encontramos muitas coisas iguais pelo mundo, mas aquilo que diferencia e dá a identidade de um povo é sua cultura e sua história. Temos que nos esforçar para preservar essa identidade do povo cuiabano e evitar que esse linguajar, com tantas expressões típicas e ricas, se perca nesse movimento de globalização”, declarou.

Mauro Mendes também ressaltou as ações desenvolvidas pela prefeitura para preservar a tradição cuiabana.

“Nesse momento, estamos trabalhando para o resgate do Centro Histórico de Cuiabá e vamos desenvolver ações nas escolas e nas comunidades para tornar nossa história conhecida por todos”, disse.

Por fim, parabenizou Mato Grosso pelos 265 anos completados hoje e agradeceu pelo acolhimento recebido. Embora tenha nascido em Anápolis (GO), Mendes carrega Cuiabá e Mato Grosso no coração desde os 16 anos, quando se mudou para a cidade para estudar Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Temos muitos desafios, sim, mas temos ainda mais orgulho de viver nesse Estado grandioso”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Fabrício, também parabenizou o Estado pelos mais de dois séculos de história e agradeceu a iniciativa de eternizar o linguajar cuiabano.

“É muito importante o resgate do linguajar cuiabano, que estava se perdendo. Isso fortalece muito a nossa cuiabania”, salientou.

Após a solenidade na Academia Mato-Grossense, as autoridades seguiram em cortejo pela rua Barão de Melgaço até o MT Fomento – antiga Casa dos Governadores. Em seguida, se deslocaram à Praça Alencastro, onde participaram do hasteamento da bandeira ao som dos hinos Nacional e de Mato Grossoe prestigiaram uma apresentação de cururueiros.

Além do prefeito Mauro Mendes, participaram do evento o governador Silval Barbosa, o deputado estadual José Riva, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel Moreira Lima, além de secretários estaduais e municipais.