/

19 de Abril de 2013 14h24

Mauro Mendes participa de Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas

19/04/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes e os secretários municipais de Cuiabá participaram na manhã desta sexta-feira (19) do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Governo de Mato Grosso e Governo Federal.

O principal objetivo do encontro foi apresentar aos gestores municipais as formas de ter acesso a verbas federais voltadas para infraestrutura e serviços públicos.

"Não importa se é Capital ou um pequeno município, a responsabilidade de um prefeito é muito grande. Somos os administradores públicos mais próximos do cidadão e temos o dever de sermos profissionais e obter cada vez mais recursos para saúde, educação, assistência social e demais áreas", afirmou Mauro Mendes, em seu discurso.

O prefeito destacou ainda que, para tanto, a parceira com os governos federal e estadual é fundamental. "Isso é uma determinação da presidente Dilma. Hoje todas as prefeituras têm acesso a informação e a metodologias para desenvolver projetos e pleitear recursos", ressaltou.

O Encontro de Prefeitos e Prefeitas contou com a palestra da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que apresentou um panorama econômico do Brasil e de Mato Grosso. "O Programa de Aceleração do Crescimento está presente em quase 100% do estado. São obras que fazem a diferença na vida da população e o Governo Federal está de portas abertas para ser um parceiro dos prefeitos", pontuou.

A abertura do encontro contou ainda com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.

Durante o dia todo, os gestores municipais têm a oportunidade de entrar em contato com representantes de diversos ministérios, que fazem atendimentos individualizados e mostram as metodologias para desenvolvimento de projetos.

Estão presentes, pela Prefeitura de Cuiabá, os secretários municipais Fábio Garcia (Governo), Francisco Serafim (Finanças), Pascoal Santullo (Gestão), Carlos Brito (Esportes), Antonio Máximo (Meio Ambiente), Clenon Borges (Comunicação) e Elias Andrade (Trabalho), além do procurador-geral Rogério Gallo.

Participam do evento os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Planejamento, Orçamento e Gestão do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, da Pesca e Aquicultura, do Turismo, das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).