/

26 de Novembro de 2014 12h03

Mauro Mendes participa de debate sobre eficiência na gestão da saúde

26/11/2014

RENATA NEVES

Michel Alvim

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes participou nesta quarta-feira (26) da abertura do II Fórum Municípios e Soluções: Diagnósticos e Desafios do Sistema Público de Saúde em MT.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso e tem o objetivo de promover o debate e auxiliar os gestores na construção de possíveis soluções para as principais dificuldades enfrentadas na gestão da saúde pública do Estado.

“Esse encontro é mais uma contribuição do TCE a todos nós gestores dos 141 municípios de Mato Grosso. Além de cumprir suas funções constitucionais de fiscalizar, auditar e acompanhar as contas de gestão, o Tribunal tem se preocupado em criar oportunidades como essa para que possamos debater e oportunizar que tenhamos acesso a conhecimentos e informações e isso certamente contribuirá para a melhoria da qualidade da gestão”, declarou Mauro Mendes.

O prefeito falou ainda sobre os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) e as dificuldades enfrentadas pelos municípios, como a falta de recursos para investimento no setor.

“Não dá para fazer saúde sem recursos. As condições apresentadas hoje pelo SUS são muito distantes do conceito firmado quando ele foi concebido. É importante participarmos de discussões como essas que serão promovidas durante o evento, pois temos que buscar mais eficiência e combater as falhas”, reforçou.

Um dos temas abordados durante o evento se refere à judicialização do acesso à saúde no Estado, que, segundo a secretária de controle externo de auditorias especiais do TCE, Lidiane dos Anjos Santos, causa prejuízo à isonomia e equidade no acesso aos serviços de saúde, interferência no planejamento da regulação se serviços e ações do setor e aumento dos cursos dos atendimentos do SUS.

“A judicialização acaba tirando o orçamento que seria destinado para determinada área e impedindo a execução orçamentaria dos programas planejados para o setor, por isso a discussão conjunta e o compartilhamento de experiências bem sucedidas é muito importante”, disse o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres.

 

Programação - O fórum acontece nesta quarta (26) e quinta-feira (27). Em cada painel serão apresentados dados provenientes de diagnósticos realizados pelo TCE durante as auditorias especiais nas políticas e gestões de saúde pública.