/

13 de Maio de 2013 15h20

Mauro Mendes e secretários participam de reunião para elaboração de Planejamento Estratégico

13/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

O prefeito Mauro Medes, os secretários municipais e técnicos das secretarias de Cuiabá realizam, nesta segunda-feira (13), a terceira reunião para a elaboração do Planejamento Estratégico da Prefeitura. A reunião, realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, teve início às 8h30 e deverá ser encerrada às 18h, com a validação da nova Identidade Organizacional da Prefeitura de Cuiabá.

Segundo Mauro Mendes, a execução do trabalho é de suma importância para o futuro da administração pública municipal. “Essa é a oportunidade que temos de reinventar muitas coisas da administração pública. Temos que ter ousadia e coragem para pensar e agir de maneira diferenciada, pois muitas vezes para resolver velhos problemas é preciso soluções inovadoras”, disse.

O prefeito ressaltou ainda a necessidade de, mais do que traçar metas, promover seus efetivos cumprimentos para atingir os resultados esperados. “É importante que esse planejamento não se transforme em uma peça de ficção, mas que realmente seja cumprido, afinal, ninguém chega a lugar nenhum se não sabe para onde vai”.

No período da manhã, o secretário de Fazenda de Cuiabá, Guilherme Müller, apresentou informações referentes ao cenário socioeconômico da Capital mato-grossense.

Em seguida, a consultora organizacional Elisabeth de Queiroz expôs as ações que devem ser colocadas em prática para a realização de uma administração pública gerencial e implantação de uma gestão estratégica.

Após as explanações, os secretários e técnicos se dividiram em grupos para definir a área de atuação, as missões e os valores da Prefeitura de Cuiabá. As discussões terão continuidade no período da tarde e serão encerradas após elaboração do diagnóstico-matriz e validação da nova Identidade Organizacional da Prefeitura, que será realizada pelo prefeito Mauro Mendes.

A elaboração do Planejamento Estratégico é coordenada pelos secretários de Fazenda, Guilherme Muller, e de Planejamento e Finanças, Francisco Serafim de Barros.

A ação é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), através do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).

O termo de adesão ao PDI foi assinado em 10 de julho de 2012. A partir daí, a prefeitura passou a receber o apoio e orientação técnica do TCE de forma totalmente gratuita.

Outras reuniões ainda deverão ser realizadas até que o Planejamento Estratégico da Capital seja fechado. O documento terá validade até 2019 e apontará as diretrizes para o cumprimento de metas e estratégias de gestão.