/ Parceria

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O governador eleito Pedro Taques sinalizou positivamente para o prefeito Mauro Mendes na noite desta quarta-feira (26) em absorber no programa educacional estadual MT Preparatório a oferta de vagas para cursinho pré-vestibular hoje oferecidas pelo Cuiabá-Vest. A reivindicação feita pelo prefeito ao governador eleito é que o MT Preparatório assuma a oferta de vagas, criando salas presenciais na capital, uma vez que o órgão do estado oferece apenas cursos telepresenciais.

“Nós não vamos negligenciar a educação e estamos analisando a possibilidade do MT Preparatório absorver o Cuiabá-Vest, pois temos boas condições de lidar com essa responsabilidade”, afirmou Pedro Taques, durante a cerimônia de entrega de Moções de Aplauso a líderes comunitários, autoridades e servidores, evento promovido nesta quarta à noite pela prefeitura de Cuiabá, na sede da Amdepol.

Para o prefeito Mauro Mendes, a união de forças caminha em bom ritmo e as discussões a respeito da absorção do Cuiabá-Vest por parte do MT Preparatório já estão em estágio avançado.

“Temos conversado sobre essa possibilidade e queremos salientar que aqueles que precisam desse serviço não sofrerão com as novas mudanças”, garantiu o prefeito.

Por se tratar de um cursinho feito por teleconferência, Pedro Taques já solicitou um estudo de caso à sua equipe técnica, para que novas salas com aulas presenciais possam ser abertas na Capital.

ENXUGAMENTO

A medida foi proposta pelo prefeito ao governador eleito em função da reforma administrativa encaminhada pela prefeitura à Câmara de Cuiabá para o enxugamento da máquina pública.

Pela proposta, serão reduzidas sete das atuais secretarias do município, com fusões daquelas que guardam sinergia de atribuições, além da extinção de autarquias, entre ela a FUNEC (Fundação Educacional de Cuiabá), mantenedora do Cuiabá-Vest.

A meta estabelecida pelo prefeito é obter uma economia de pelo menos R$ 15 milhões anuais com o enxugamento, e melhorar a agilidade da prestação dos serviços à municipalidade.

“Nosso grande objetivo é economizar com a máquina para sobrar mais dinheiro para a ponta, investindo mais no cidadão”, argumentou o prefeito. “No caso do Cuiabá Vest, entendemos que essa responsabilidade é do Estado e ficamos felizes pelo reconhecimento do governador Pedro Taques sobre essa competência. O mais importante é que o serviço será assegurado a quem necessita”, observou.

MT Preparatório

O programa de ensino à distância foi criado em 2009 durante a gestão do governador Blairo Maggi e é considerado o maior da região Centro-Oeste.

Anteriormente intitulado MT Pré-Vestibular, o cursinho do MT Preparatório é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com a possibilidade de interação ao vivo entre professor e alunos.

O cursinho à distância oferece cerca de 20 mil vagas em todos os 141 municípios de Mato Grosso.