/

20 de Maio de 2013 11h40

Mauro Mendes confere serviços oferecidos durante a Ação Global

20/05/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

O prefeito Mauro Mendes participou da Ação Global, no último sábado (18), no Memorial Papa, no bairro Morada do Ouro. Com o tema “Mulher”, o evento ofertou mais de 80 serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e cidadania.

Quatro secretarias municipais participaram do evento promovendo atividades: Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Saúde e Meio Ambiente.

A iniciativa foi para possibilitar o acesso gratuito a serviços essenciais e compartilhar informações úteis que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida da população durante o ano todo.

“Iniciativas como esta, em que se unem poder público, iniciativa privada e voluntariado, sempre dão melhores resultados”, disse Mauro Mendes.

A Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente confeccionando cartões SUS e oferecendo aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e circunferência abdominal.

A Atenção Secundária realizou panfletagem de folders, distribuição de preservativos e orientações relacionadas aos programas DST/AIDS. E a coordenação de Saúde Mental entregou panfletos sobre o dia nacional de luta antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

Na área de odontologia, 100 profissionais, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares, da Prefeitura de Cuiabá, da Uniodonto e alunos dos últimos anos do curso de Odontologia da Univag, realizaram escovações supervisionadas, triagens, exames de raio-X, diagnósticos de câncer de boca, em 12 consultórios montados em trailers, sendo oito ofertados pela Prefeitura de Cuiabá.

Os casos com suspeita de câncer bucal serão direcionados para a Univag, que realizará exames complementares e encaminhará para o tratamento no Hospital de Câncer. Já os pacientes que necessitarem de tratamentos clínicos básicos serão encaminhados para as policlínicas da prefeitura.

A meta do mutirão foi reforçar a importância da conscientização quanto a higiene bucal e prevenir, principalmente, o surgimento do câncer de boca que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mata cerca de seis mil pessoas por ano no Brasil e é o 7º tipo de câncer mais comum no país.

A Secretaria de Educação disponibilizou o ônibus biblioteca da Prefeitura de Cuiabá. O ônibus é equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, além de um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, incluindo obras de escritores mato-grossenses.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários fez um trabalho de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental. Foram distribuídas mudas de plantas de arborização e plantas frutíferas.