/

15 de Outubro de 2013 15h25

Mauro Mendes comemora conquistas ao longo dos 25 anos da Constituição Brasileira

15/10/2013

Priscilla Vilela

Há 25 anos a população brasileira teve finalmente acesso a uma Constituição que permitisse a democracia, após um longo período de ditadura militar, onde o exercício da cidadania era cerceado. A reflexão foi feita pelo prefeito Mauro Mendes no seminário de Comemoração aos 25 anos da Constituição Brasileira, na manhã desta terça-feira (15), no Centro de Eventos do Pantanal.

Ao lado do senador Pedro Taques e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, Mauro Mendes lembrou a importância da conquista de uma diretriz que permite o amplo direito da população de influir no futuro do país, como, por exemplo, na escolha do presidente da República. O fato, ponderou, é de extrema importância, principalmente para os que vivenciaram a ditadura.

“Muitos hoje não sabem dar valor a democracia, porque não viveram no período da ditadura. Foram mais de vinte anos de ditadura e nós clamávamos por liberdade”, destacou.

O discurso foi endossado pelo ministro Gilmar Mendes, que lembrou os grandes avanços de cidadania obtidos através da Constituição Brasileira, também conhecida como a ‘constituição cidadã’.  O magistrado, apesar de reconhecer que muitos entraves ainda atrapalham o completo exercício democrático, diz que é reconhecível os avanços obtidos ao longo dos últimos anos.

O seminário em comemoração à promulgação da Constituição é uma realização do grupo Gazeta de Comunicação em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). A Constituição Brasileira foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e é a partir dela que foi determinada a eleição direta para a Presidência da República, Governo do Estado, Prefeitura, Senado Federal, e outros cargos.