/

20 de Agosto de 2013 11h30

Mauro Mendes apresenta projeto Porto Cuiabá a empresários

20/08/2013

Renata Neves

O prefeito Mauro Mendes se reuniu na tarde desta segunda-feira (19) com empresários do setor de bares e restaurantes para apresentar o projeto Porto Cuiabá, que prevê a  requalificação da região do Porto ao longo da orla do Rio Cuiabá, no trecho entre a ponte Julio Muller e a Ponte Nova.

O projeto, que está em fase de licenciamento ambiental, contempla a instalação de bares e restaurantes, além de espaços para a prática de esporte e lazer.

Segundo Mauro Mendes, os espaços destinados aos estabelecimentos comerciais serão concessionados à iniciativa privada. Para isso, será feita seleção dos interessados.

“A seleção ocorrerá por meio de um processo amplamente democrático e transparente. Vamos dar oportunidade para todos participarem”, afirmou o prefeito.

O projeto executivo para instalação dos empreendimentos será elaborado pela Prefeitura de Cuiabá. No entanto, a Administração Municipal estará aberta para receber sugestões. 

Após conhecer os detalhes do projeto de revitalização do Porto, os empresários elogiaram a iniciativa da prefeitura e se mostraram interessados em investir na região.

“A ideia é excelente, tanto para a população quanto para os empresários, pois cria opções de lazer e abre a possibilidade de novos investimentos”, declarou Carlos Eduardo Mendes de Oliveira.

“A iniciativa de promover a revitalização do Porto é maravilhosa e vem ao encontro do sonho de todo cuiabano. Essa parceria com a iniciativa privada é fundamental, pois, por mais que tenha boas ideias, o Poder Público não pode fazer muita coisa sozinho”, disse o presidente do Conselho das Entidades Estaduais do Turismo da CNTur, Jaime Okamura.

Objetivos - O projeto Porto Cuiabá prevê a revitalização de um trecho de 1,350 quilômetro de extensão e busca promover a reintegração do Rio Cuiabá ao convívio dos munícipes, resgatando e valorizando o patrimônio histórico e cultural presente na região e oferecendo opções gastronômicas, de entretenimento e lazer. No local, também deverá ser construído um novo aquário municipal.

“A cidade cresceu de costas para o rio e hoje a população quase não tem acesso a ele. Queremos que o rio Cuiabá faça parte da vida e da cultura da população, assim como ocorre em várias regiões do mundo”, ressaltou Mauro Mendes.

Os secretários de Governo, Fábio Garcia, de Turismo e Cultura, Marcus Fabrício, e o vereador Leonardo de Oliveira também participaram da reunião.