/

10 de Julho de 2013 14h16

Mais de 15 toneladas de alimentos são arrecadadas durante a Expoagro

10/07/2013

Renata Neves - 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes e secretários municipais compareceram, nesta terça-feira (09) à 49ª Expoagro para acompanhar a arrecadação de alimentos promovida pela organização da feira agropecuária, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado.

A ação foi coordenada pelas primeiras-damas Virginia Mendes e Roseli Barbosa e resultou no recolhimento de mais de 15 toneladas de alimentos. As doações, entregues pelo público na entrada do evento serão distribuídas para entidades selecionadas pela Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado, além do Hospital de Câncer e Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.

“A nossa população ouviu mais uma vez o nosso convite e se mostrou solidária. Conseguiremos ajudar muitas entidades filantrópicas. Quando se trabalha em parceria, com união, os resultados são potencializados. Esta será a nossa linha de atuação: formar redes e trabalhar com o voluntariado, pois há muita gente querendo ajudar e muitas vezes não sabe como. Vamos estimular este tipo de parceria nas ações sociais”, declarou Virginia Mendes.

O prefeito Mauro Mendes ressaltou a importância da parceria para a sobrevivência de entidades que prestam serviços assistenciais. “A prefeitura se sente honrada em participar desse projeto e de ser parceira no desenvolvimento desta ação, que vai ajudar dezenas de instituições da Capital”, disse.

Embora as instituições que serão beneficiadas ainda não tenham sido definidas, o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues da Rocha Júnior, adiantou os critérios que serão adotados pela prefeitura.

“Nossa intenção é distribuir esses alimentos para instituições que promovem trabalhos voluntários e comunidades terapêuticas que oferecem tratamento a dependentes químicos e que não fazem parte da rede. Isso porque nas entidades da rede já foram atendidas com 35 toneladas de alimentos arrecadadas durante o aniversário de Cuiabá”, explicou o secretário.

Segundo a primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, as doações feitas pelo Governo do Estado irão beneficiar instituições que estão mais necessitadas. “Pretendemos selecionar as instituições e distribuir os alimentos ainda nesta semana”, anunciou.

O presidente da Fundação Hospital de Câncer, Laudemi Moreira Nogueira, agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado e destacou a importância das doações para a manutenção da entidade, uma vez que, segundo ele, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde não são suficientes para remunerar os serviços prestados.

“Essa parceria é muito importante por duas razões; primeiro porque envolve a comunidade, tornando pública as ações dos governos estadual e municipal e a existência da instituição, que presta um serviço de grande importância para a sociedade; outro aspecto é o financeiro, já que ações como essas nos permite economizar de forma significativa e garantir aos pacientes melhores condições de atendimento”, disse.

Fundado em 1954, o Hospital de Câncer abriu suas portas em 1999. Atualmente, atende, em média, 500 pessoas por dia e realiza 400 cirurgias por mês. “Somente em 2012, o hospital atendeu 55 mil pessoas e realizou cerca de 200 mil procedimentos”, destacou.

Ana Maria Bezerra, presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus, também agradeceu a iniciativa.

“O abrigo vive essencialmente de doação – e as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá na gestão do prefeito Mauro Mendes têm sido muito importantes para darmos continuidades aos trabalhos”, declarou.