/

19 de Março de 2012 15h03

Juiz do Meio Ambiente diz que pela primeira vez os moradores da Guia sentem a presença da prefeitura de Cuiabá

19/03/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6

 

O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, elogiou as ações desenvolvidas pela prefeitura de Cuiabá no distrito de Nossa Senhora da Guia.  Zuquim disse que, em 17 anos frequentando o distrito, esta é a primeira vez que administração municipal se faz presente na comunidade.

O magistrado participou da abertura do programa Valorizando Vidas no seu Bairro realizado no sábado, dia 17 agosto, no distrito da Guia. Zuquim disse que a administração municipal abriu as portas para a comunidade e está mostrando que está a disposição dos moradores. “A prefeitura de Cuiabá chegou ao distrito da Guia na hora certa, no tempo certo. O programa Valorizando Vidas ficará na lembrança do distrito”, ressaltou o juiz.

José Zuquim Nogueira destacou a aquisição de maquinários, como caminhões e retroescavadeiras e motoniveladoras que estão trabalhando na região do distrito. Neste período de chuvas, os maquinários são essenciais para que a população da zona rural tenham ruas e vicinais em boas condições para o trânsito. O magistrado também lembrou que o programa Poeira Zero prevê que dois quilômetros de ruas do distritos serão pavimentados.

Aproveitando a presença do prefeito Francisco Galindo, Zuquim se fez porta voz da comunidade e elencou uma série de reivindicações dos moradores do distrito. “Faço estas reivindicações, prefeito, em reconhecimento ao tudo o que o senhor já vem fazendo pela comunidade”, ressaltou Zuquim.

Galindo respondeu a todos os pedidos feitos pelo juiz. A primeira reivindicação atendida foi a duplicação do programa Poeira Zero na Guia. Zuquim solicitou que os dois quilômetros previstos sejam ampliados para quatro quilômetros de ruas pavimentadas, contemplando todas as ruas atendidas com linhas de ônibus. “Isto já estava previsto na terceira etapa no programa, mas agora vamos antecipar para a primeira etapa. Os moradores da comunidade da Guia merecem”, declarou o prefeito.

O prefeito também determinou que seja imediatamente iniciado o estudo para a construção de um novo cemitério para o distrito. Como juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira já deu atestado para que os estudo tenha início. Entre outras determinações, o estudo fará o levantamento sobre o melhor local para instalação de um novo cemitério.

Outra determinação do prefeito foi a retomada dos trabalhos de regularização fundiária do distrito. “O Dr. Zuquim nos informou que os estudos foram iniciados, criou-se expectativa na população, mas depois não foi dada continuidade ao trabalho. Eu não sabia. Achei que estava em andamento. Vou determinar que o trabalho de regularização seja retomado imediatamente”, informou Galindo.

Outra determinação foi que as secretarias Municipais de Turismo e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico façam projetos nas áreas de turismo e de agricultura familiar contemplando o distrito. “Esta é uma bela região, com um grande potencial para o turismo. Além disso, a população tem identificação com a agricultura familiar, com terras para desenvolvimento de hortas comunitárias, por exemplo,”, justificou o magistrado.

Quanto ao atendimento na área da saúde, o prefeito lembrou que o posto de saúde local será totalmente reformado, em uma parceria do município de Cuiabá com a Votorantim Cimentos (que está construindo uma fábrica na região da Guia). Informou que já foi feita licitação para compra de ambulância, que ficará permanentemente na Guia e que a Secretaria Municipal de Saúde está analisando formas de o distrito ter um maior número de médicos para atendimento a população.