/

24 de Abril de 2012 18h08

Governador e prefeito se reúnem e decidem dar celeridade às obras da Copa

24/04/2012

Flávio Garcia

O governador Silval Barbosa e o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, repactuaram a cooperação entre o Estado e a Prefeitura para dar celeridade às obras da Copa na Avenida Miguel Sutil. Eles decidiram que somente assim será possível vencer as dificuldades existentes. Com a repactuação, a Prefeitura de Cuiabá passa a assumir atribuições para contribuir com a agilidade das obras de infraestrutura. “Compreendemos as dificuldades e o momento, precisamos correr contra o tempo. Nossa preocupação está na celeridade das obras e na diminuição dos transtornos à população. A Prefeitura vai aumentar sua parceria pensando na população, pensando em Cuiabá. Reconhecemos o empenho pessoal do governador e estamos unidos para o sucesso da Copa de 2014”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Cuiabá participou com o Governo do Estado de todos os momentos de discussões das obras da Avenida Miguel Sutil. “Agora solicitamos o planejamento para a execução das obras naquela avenida e vamos realizar intervenções complementares”, disse o prefeito, recordando que a sua administração tomou decisões importantes para a realização da Copa em Cuiabá. Como exemplo – citou – a concessão dos serviços de saneamento básico, que vai garantir a universalização da água e esgoto na Capital, serviços fundamentais para a população e para a garantia de investimentos na cidade. “A concessão é a maior ação de defesa do rio Cuiabá e do pantanal mato-grossense, razão para que Cuiabá fosse escolhida entre as cidades sedes”, afirmou Galindo.

Outro programa citado pelo prefeito é o Poeira Zero, que está recapeando a malha viária da cidade, ruas e avenidas estratégicas, dando melhor qualidade de vida à população dos bairros da Capital. Com recursos próprios (do IPTU), a primeira etapa do Poeira Zero vai beneficiar 24 bairros, com 35,71 quilômetros de asfalto. A segunda etapa vai beneficiar seis bairros e a terceira etapa, 19 bairros, totalizando um investimento de R$ 297.1 milhões com recursos próprios. A Prefeitura também está com 201 obras em andamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a construção de centros de educação infantil, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), reformas de policlínicas e das sedes dos Conselhos Tutelares. “Organizar a Copa vai além da mobilidade urbana”, destacou o prefeito.

“Os interesses da população estão acima de qualquer obstáculo e essa repactuação político-institucional é mesmo necessária e inadiável”, disse o secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito. Também participou da reunião, pela Prefeitura, o secretário de Trânsito e Transportes, Josemar Araújo. Do Governo também participaram o secretário-interino da Secopa, Maurício Guimarães, e o secretário-adjunto, Marcelo de Oliveira.