/

09 de Março de 2012 16h46

Francisco Galindo prestigia fórum de futebol e anuncia programa de incentivo ao futebol amador de Cuiabá

09/03/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, participou nesta sexta-feira (09-03) da solenidade de abertura do 2º Fórum Mato-grossense de Excelência no Futebol – com ênfase em Gestão e Categorias de Base. O evento é uma promoção da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), como parte da programação pelos 70 anos da FMF, com o apoio da prefeitura de Cuiabá.

O Fórum conta com a presença de diretores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre eles o diretor de Seleções CBF, Andrés Navarro Sanchez, o diretor da Escola Brasileira de Futebol da CBF, João Gomide, e do técnico da seleção brasileira de futebol sub-20, Ney Franco.

O objetivo do evento é promover a qualificação dos profissionais que trabalham com as categorias de base do Estado e os gestores envolvidos diretamente com o futebol em Mato Grosso. O enfoque é a importância de se estruturar as categorias de base, fazendo com que os times locais tenham escolinhas de futebol para a formação de futuros jogadores.

O presidente da FMF, Carlos Orione agradeceu a presença de todos e explicou que as comemorações pelos 70 anos da Federação irão prosseguir durante todo ano, inclusive com a realização de outros fóruns e palestras, todos voltados para a promoção e a valorização do futebol mato-grossense.

O legado que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 deve deixar para o futebol do estado foi destacado pelo prefeito Francisco Galindo. Ele frisou que o evento acontece e passa, mas que além das obras estruturantes, o Mundial de Futebol serve para fomentar e estimular o crescimento do esporte em Mato Grosso.

Galindo manifestou total apoio ao projeto de lei do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que também visa dar condições financeiras aos times de futebol. O projeto prevê que todas as empresas instaladas em Mato Grosso, que sejam beneficiadas com incentivos fiscais, deem uma contrapartida com investimento nos times e no futebol estadual. De acordo com o deputado estadual José Riva, o projeto será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa no próximo mês.


Amador

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que, ainda este mês, será repassada a FMF a primeira parcela de R$ 500 mil, referente ao projeto municipal de incentivo aos times de futebol amador. O projeto prevê recursos na ordem de R$ 1 milhão. A segunda parcela será repassada dentro de 60 dias. O projeto foi sancionado pelo presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, no período em que foi prefeito em exercício (17 a 27 de fevereiro de 2012). 

Dutrinha

A reforma do estádio Eurico Gaspar Dutra – o Dutrinha – também será iniciada em breve. “O estádio passará por uma ampla reforma, será todo reestruturado. Terá condições de sediar grandes jogos, dando as condições necessárias aos jogadores e conforto aos torcedores”, contou Galindo.

 

“Todas as ações anunciadas hoje – o projeto de lei do deputado estadual José Riva; o repasse de recursos aos times amadores; e a reforma do Dutrinha – são medidas que têm o objetivo de incentivar o futebol no estado e fazer com que finalmente tenhamos destaque nacional neste esporte”, finalizou Galindo.