/ DIA DA CAVALGADA

08 de Julho de 2017 13h20

Emanuel recebe Cavalgada e institui evento no calendário oficial do município

08/07/2017

Secretaria de Inovação e Comunicação

Gustavo Duarte

Arquivo

Atração durante a realização da Expoagro, a Cavalgada deste ano contou com um novo incentivo da Prefeitura de Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro, após receber cavaleiros e amazonas, assinou a Lei instituindo o Dia da Cavalgada na Capital e o evento passa a constar no calendário oficial de eventos da cidade.  

O prefeito reafirmou o compromisso durante o seu mandato, a gestão dos 300 anos, de manter a tradição de receber a Cavalgada como símbolo de devoção à cultura, história e respeito. “Nosso cavalo pantaneiro tem diretamente a história ligada aos primórdios de Cuiabá e é uma das identidades culturais mais forte e representativa da nossa cidade”, lembrou Emanuel.

“É uma satisfação ter um prefeito com a sensibilidade administrativa que o senhor (Emanuel) tem. A Cavalgada em Mato Grosso é um dos esportes preferidos dos produtores, pecuaristas e agricultores e, dentro da nossa missão e a aquiescência do prefeito, vamos transformar Cuiabá na Capital do Agronegócio do Brasil. Nós somos o Estado maior produtor de grãos, maior rebanho bovino e nada mais justo do que nos entregarmos a Cuiabá este título que será coroado com a implantação do novo parque de exposição para que seja uma vitrine do agronegócio do Brasil”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, também integrante da Cavalgada.

O prefeito destacou também a sensibilidade da organização da 53ª Expoagro. “O evento reúne autoridades, povo e setor produtivo e as pessoas puderam sentir o gosto do que será esta feira agropecuária: um grande ambiente de negócio, festivo e de confraternização, marcando a presença de Cuiabá como a Capital do Agronegócio, com o seu potencial e vocação para liderar todo este processo”, reforçou Emanuel.

A partir de agora 1º de outubro fica instituído como o Dia da Cavalgada em Cuiabá. A Lei partiu de uma iniciativa dos vereadores, Orivaldo da Farmácia e Lilo Pinheiro, ambos presentes durante o evento nesta manhã, 8. Eles destacaram a proposta como forma de proteção e cuidados com os animais, importante também para a recuperação de pacientes, por meio da equoterapia.

O presidente da Central de Comitivas de Mato Grosso, Dorival Rigotti, afirmou que a Lei, além de respeito ao animal, gera emprego e renda. “Nada mais justo do que a gente trazer para a porta da prefeitura, pilar máximo da cidade, a nossa Cavalgada. A Lei sancionada pelo prefeito valoriza os cavaleiros e nós em nome das comitivas agradecemos o prefeito”, concluiu.