/

24 de Abril de 2013 18h26

Desafios e realizações

24/04/2013

Secom

Quando assumimos o desafio de administrar a nossa querida Capital, sabíamos dos problemas que teríamos que enfrentar. Só não tínhamos ainda, por não dispor de informações mais detalhadas, a dimensão exata da situação em que se encontrava a Prefeitura, tanto do ponto de vista financeiro, quanto administrativo.

Mas desafios não nos intimidam. Ao contrário, só nos encorajam a trabalhar com todas as nossas energias, pois só dessa forma poderemos atender as expectativas e a confiança em nós depositadas pelo povo cuiabano.As primeiras medidas foram no sentido de buscar o equilíbrio financeiro e implantar uma nova filosofia administrativa, baseada em modernos conceitos de gestão pública, premissas básicas para colocar em prática os projetos e ações previstas em nosso Plano de Governo.Algumas prioridades foram estabelecidas, como é o caso do sistema de saúde, cujas deficiências têm causado tanto sofrimento à população mais carente.

Com apenas 11 dias de governo, lançamos um Plano Emergencial da Saúde que, entre outras medidas, incluiu a ampliação do número de médicos nas policlínicas de 48 para 120. Como resultado, os atendimentos mensais na rede básica saltaram de 17 mil para mais de 30 mil, desafogando o Pronto Socorro Municipal.

Outro compromisso começa a ser cumprido: a construção de um novo Pronto Socorro. A Prefeitura definiu o local, próximo ao Centro de Eventos do Pantanal, está realizando a terraplanagem do terreno com recursos próprios e o Ministério da Saúde já assegurou a liberação dos recursos necessários à obra.Ao mesmo tempo, estamos executando ações de grande alcance social, como a construção de creches em 22 bairros, assistência a famílias que viviam em áreas de risco, qualificação de trabalhadores e, no dia do aniversário de Cuiabá anunciamos investimentos de mais de R$ 95 milhões na construção de casas, pavimentação asfáltica e obras de drenagem.Mas, não menos importante tem sido a determinação de darmos total transparência à gestão dos recursos públicos, oriundos dos impostos pagos pelo contribuinte.

Realizamos um recadastramento dos servidores e identificamos 210 funcionários que recebiam, mas não trabalhavam. Suspendemos seus pagamentos e hoje esse dinheiro pode ser aplicado em favor da população. Também afastamos 10 servidores suspeitos de participar de um esquema de corrupção que causou enormes prejuízos financeiros ao Município.

Com transparência, austeridade nos gastos, zelo com o dinheiro público e cobrando judicialmente os maiores devedores do IPTU, como estamos fazendo, teremos as condições necessárias para tornar realidade o sonho de transformar nossa querida Cuiabá numa cidade moderna, voltada para o futuro, onde nossa gente possa viver com mais dignidade e qualidade de vida.

Prefeito Mauro Mendes