/

28 de Janeiro de 2013 19h27

Cuiabá terá mais vagas para cursos de qualificação

28/01/2013

Renata Neves - 3645-6054 / 8454-6955

Cuiabá terá mais 1.100 vagas para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2013. A garantia foi dada pelo secretário nacional do programa Brasil Sem Miséria, Tiago Falcão, durante Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, do qual o prefeito Mauro Mendes participou nesta segunda-feira (28), em Brasília.

Em 2012, Cuiabá possuía 11 mil vagas para o Pronatec. Com a conquista, passará a ofertar 12,1 mil.

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a pessoas em situação de extrema pobreza.

Segundo o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, em 2013 os cursos ofertados pelo programa serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Quem tiver interesse em participar do Pronatec deve procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para se cadastrar.

Durante o evento, a presidente Dilma Rousseff garantiu ainda R$ 65 bilhões aos municípios para investimentos em todas as áreas.

Com o tema “Munícipio Fortes, Brasil Sustentável”, o Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas é a maior reunião de gestores municipais do país e tem como objetivo partilhar experiências e informar os dirigentes sobre ações federais de apoio aos municípios.

Nesta terça-feira (29), o prefeito Mauro Mendes e a equipe de secretários que o acompanha visitarão os 26 estandes de ministérios disponíveis no local onde o evento é realizado para se informar sobre os programas disponíveis para Cuiabá.

Em seguida, se reunirão com o diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado.

Também participam do Encontro os secretários municipais de Governo, Fábio Garcia; Esportes e Cidadania, Carlos Brito; Turismo e Cultura, Marcus Fabrício; Cidades, Suelme Evangelista; e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior