/

07 de Maio de 2012 16h19

Cuiabá será enredo da Estação Primeira de Mangueira em 2013

07/05/2012

Flávio Garcia - Secom Cuiabá (65) 3645-6459

 

Objetivando uma maior divulgação de Cuiabá como uma das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol – FIFA 2014 –, evidenciando as potencialidades turísticas, históricas, culturais e de negócios, a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando uma parceria de peso com a Escola de Samba do Grupo Especial, a Estação Primeira de Mangueira, para inserir a capital mato-grossense na vitrine mundial do carnaval do Rio de Janeiro, transmitido ao vivo nacionalmente e para mais de 170 países.

A Prefeitura e a diretoria da tradicional escola de samba carioca assinam hoje protocolo de intenções do acordo para que Cuiabá seja o enredo da agremiação no carnaval da Sapucaí de 2013. O tema “Cuiabá – Um paraíso no centro da América“, como enredo da Estação Primeira de Mangueira será apresentado nesta segunda-feira, às 20 horas, no Cine Teatro da Capital.

A Prefeitura de Cuiabá vai apoiar a iniciativa da escola na captação de recursos junto ao empresariado cuiabano para que o custo não fique apenas com o Poder Público. “É um investimento para a promoção da nossa cidade e do nosso Estado. É natural que a Prefeitura contribua com uma parte dos recursos e setores da iniciativa privada, que estejam interessados, também contribuam. Vamos procurar também o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa”, resumiu o prefeito Francisco Galindo.

A parte do custo a ser viabilizada, é de R$ 1,6 milhão junto aos Poderes Públicos e outros R$ 2 milhões através da iniciativa privada, com o emprego da Lei Rouanet, por exemplo. O orçamento restante é viabilizado pela escola. Levando em conta que Cuiabá não sediará jogos da Copa das Confederações de 2013, é altamente estratégico que outro evento, da magnitude do carnaval do Rio de Janeiro, apresente Cuiabá para o mundo, em especial, para aqueles que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Cuiabá também cumpre, com isso, compromisso da matriz técnica firmada com a FIFA e o Governo do Estado, especialmente na área de turismo, que prevê dar maior projeção à cidade. “Queremos Cuiabá no roteiro mundial de turismo e negócios. Temos o Pantanal, a nossa história e cultura, a hospitalidade da nossa gente e a iniciativa privada fazendo grandes investimentos. Por isso, não podemos perder um evento deste porte”, completou o prefeito.

O carnaval brasileiro é um grande evento mundial, e o carnaval do Rio de Janeiro através do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, atrai a maior atenção da mídia nacional e estrangeira, com transmissão para mais de 170 países. Assim, a possibilidade de figurar como enredo de uma grande escola de samba como a Estação Primeira da Mangueira no Carnaval de 2013 é uma oportunidade ímpar de promoção e divulgação da capital mato-grossense, ou seja, é uma vitrine para a divulgação das belezas e atrações de Cuiabá para o mundo, permitindo que o público nacional e internacional conheça e escolha Cuiabá como destino para o turismo ecológico, cultural, de negócios e para a Copa do Mundo de 2014, além de outras possibilidades que muitos anos de campanhas publicitárias de menor alcance não seriam capazes de oferecer.

Cuiabá, além de Centro Geodésico da América do Sul, é uma cidade rica em cultura e dona de um povo alegre e receptivo, além de ser porta de entrada para paraísos ecológicos de inigualáveis belezas naturais, como o Pantanal Mato-grossense, o Cerrado e a Floresta Amazônica.

A diretoria da escola entende que o enredo é de fácil mobilização e tem amplas possibilidades artísticas e técnicas. “Temos grande interesse em produzir este enredo”, afirmou o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, que está em Cuiabá para o lançamento do samba enredo.  “Estamos encantados com Cuiabá, com a sua gente e, sem dúvida, teremos um dos maiores enredos da história da Mangueira”, opinou. A escola trouxe para o lançamento, a rainha de bateria, Renata Santos, mestre sala, a porta-bandeira, Elis Pinheiro, além do intérprete, Luisito, músicos e diretoria.