/

09 de Abril de 2012 11h40

Consulesa da Bolívia busca fortalecimento das relações e presta homenagem a Cuiabá

09/04/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, recebeu nesta segunda-feira, a consulesa da Bolívia, Patrícia Valdez Munguía. Ela veio especialmente para o aniversário da capital, comemorado no domingo (08/04), participando do culto ecumênico, no saguão da prefeitura, em homenagem à cidade. Patrícia Munguía pediu que o prefeito interceda nas relações entre o país boliviano e os governos estadual e federal.

“Em primeiro lugar, quero parabenizar Cuiabá pelos seus 293 anos, pois não podia deixar de homenagear esse povo lindo já que somos países irmãos. Em segundo lugar, justamente por sermos irmãos, temos que brigar por uma causa, que é a integração entre Bolívia e Brasil. O Brasil já é um país desenvolvido e precisa ajudar seus irmãos menores, como a Bolívia”, disse a consulesa.

Patrícia destacou ser importante o fortalecimento da relação entre o governo estadual e os bolivianos, principalmente na questão dos intercâmbios, quando estudantes brasileiros vão estudar naquele país. A consulesa acredita ser possível facilitar o acesso desses estudantes à Bolívia e também para que possam, depois de formados, exercer a profissão, já que é muito difícil o reconhecimento brasileiro dos profissionais que se formam no exterior.

Ela pediu que tanto o governo municipal quanto o estadual intercedam junto ao governo federal nessas questões. “São 4500 estudantes matogrossenses que estão na Bolívia, sendo 600 de Cuiabá, que passam por constrangimentos para atravessar a fronteira e quando se formam não conseguem exercer a profissão. Espero que o prefeito de Cuiabá, capital do Estado, possa trabalhar junto conosco para resolver esse problema”, comentou Patrícia.

O prefeito da capital agradeceu a visita de Patrícia e reafirmou a vontade de trabalhar em conjunto com a Bolívia no que diz respeito ao assunto dos intercambistas. “Temos realmente que melhorar essa questão, que vai beneficiar não somente os brasileiros, mas principalmente os matogrossenses, que são a maioria dos que estudam na Bolívia”, afirmou Francisco Galindo. A consulesa se pôs à disposição de Cuiabá para fazer trabalhos e encontros com empresários dos dois países, fortalecendo ainda mais as relações Cuiabá-Bolívia.