19 de Agosto de 2013 15h30

COLETIVA DE IMPRENSA - Lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria

19/08/2013

Secretaria de Comunicação

O prefeito Mauro Mendes e a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, concedem entrevista coletiva às 11h15, no Sest/Senat, para falar sobre o lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria.

O lançamento ocorrerá às 9h. Em seguida, será realizada solenidade de formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o plano tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema, que hoje atinge cerca de três mil pessoas em Cuiabá – buscando a inclusão social e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, através dos três pilares: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.

O Cuiabá Sem Miséria será implantado em etapas, abrangendo todos os bairros da Capital e buscando as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo beneficiárias, ou não, de programas sociais.

Além disso, também irá ampliar a cobertura do CadÚnico, promovendo a melhoria no programa Busca Ativa, que visa atender as famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais, mas que vivem em pobreza extrema.

Para garantir o melhor aproveitamento do plano, a prefeitura instituirá um Comitê Gestor Permanente, através de decreto, que será composto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Governo, Educação, Cidades, Comunicação, Planejamento e Finanças, Esporte e Cidadania, Saúde, Gestão e Procuradoria Geral do Município.

O valor total de investimentos é de R$ 236.409.466,82, somando recursos dos governos Federal e Municipal.

A pobreza extrema se caracteriza em famílias cuja renda per capita é inferior a R$ 70 mensais, vivendo em locais inadequados, sem infraestrutura e acesso a necessidades básicas.

Estatística - Em Cuiabá há 8.291 pessoas com renda per capta de até R$ 70 cadastradas no Cadastro Único dos programas sociais. Há ainda aproximadamente 3.000 pessoas com essa mesma renda que ainda não estão no cadastro.

Em 2010, de acordo com Censo IBGE, havia 11.093 pessoas em situação de extrema pobreza em Cuiabá. Os bairros com maior incidência são Pedra 90, Morada da Serra e Jardim Vitória.

Serviço

Assunto: Lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria e formatura de mil alunos do Pronatec

Data: Terça-feira (20)

Local: Sest/Senat – Avenida Fernando Correa da Costa, nº 5.115, Coxipó