/ Mundial de 2014

12 de Fevereiro de 2014 16h48

Caravana Nacional conhece sistema de segurança para jogos da Copa em Cuiabá

12/02/2014

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes acompanhou nesta segunda-feira (10) a visita da comitiva nacional de segurança para verificar o andamento e o planejamento da Segurança Pública do Estado para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Entre os itens apresentados estavam os centros integrados de comandos móveis entregues recentemente na Capital.

Entre os integrantes da comitiva estavam representantes do Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, Casa Civil da Presidência da República, Agência Brasileira de Inteligência e Ministério das Relações Exteriores.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel é uma viatura com tecnologia embarcada, formada por equipamentos de informática e radiocomunicação, software, câmeras, monitores, entre outras tecnologias, que serão capazes de realizar atividades de comando em controle em áreas específicas de interesse operacional.

O coordenador-geral de Operações da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, Humberto Freire, destacou que o maior legado a ser deixado pela Copa em Mato Grosso não será material. “Em ocasiões como esta teremos a doutrina de trabalhar de forma integrada, unindo todos os órgãos da Segurança Pública – e isso fará com que tenhamos uma mudança de paradigmas”, afirmou o coordenador.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, a Prefeitura de Cuiabá não medirá esforços para contribuir neste processo. “Nós estamos colaborando através da Força Municipal de Segurança, que será orientada em sintonia com a Polícia Militar e demais aparatos da Secretaria de Segurança do Estado, para que haja complementariedade nas nossas ações, tanto de repressão como de prevenção, para que o ambiente em Cuiabá seja seguro para os cuiabanos e para os turistas”, disse o prefeito.

A caravana visita desde o fim de janeiro as cidades-sede do Mundial de 2014, verificando como estão as ações de segurança. O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, avalia que Mato Grosso, em questão de treinamentos e investimentos, está preparado para receber o evento.

Ainda segundo Bustamante, as Forças de Segurança voltadas para a Copa serão compostas pela Polícia Federal, Polícia Militar (escolta) e segurança privada dentro da Arena Pantanal, denominada “Steward”, que ficará sob responsabilidade da FIFA.

Após reunião com o governador Silval Barbosa, a comitiva visitou as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional e posteriormente seguiram para a Avenida do CPA para conhecer a Plataforma de Observação Elevada (POE), que possui tecnologias que serão usadas durante a Copa em Cuiabá.