/

13 de Agosto de 2012 17h41

Camelôs e ambulantes elogiam atuação de Francisco Galindo junto a categoria

13/08/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


O Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, recebeu nesta segunda-feira (13-08) representantes dos camelôs e vendedores ambulantes da capital, para definir os critérios de instalação de parte dos trabalhadores para o novo Centro Comercial Popular, que está sendo construído na Avenida Beira Rio na região do Porto. 

Na reunião, ficou definido que o novo Centro só será inaugurado após o dia 15 de outubro. Para o novo espaço, serão transferidos os camelôs que atualmente estão exercendo suas atividades em três praças de Cuiabá (Praça Ipiranga, Caetano de Albuquerque e Rua Antônio João). O Centro tem capacidade de abrigar até 280 vendedores. Inicialmente, serão transferidos os 175 camelôs e ambulantes cadastrados pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Associação e o Sindicato da categoria. 

Após a instalação dos cadastrados, o município, junto com a Associação e o Sindicato irá definir os critérios para o preenchimento das vagas restantes, dentro de um cadastro reserva que a Associação possui. O local terá também um espaço para que a população tenha acesso a serviços públicos, como confecção de RG e Carteira de Trabalho, informações sobre cursos e qualificação, Correios, entre outros atendimentos.

 “Também solicitamos ao prefeito que a lista de todos os contemplados para atuar no novo Centro seja publicada no Diário Oficial. A prefeitura também fará um levantamento dos pontos de venda na capital onde os vendedores ambulantes poderão se instalar”, explicou a presidente da Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes Permissionários do Município de Cuiabá – ASVAC, Aparecida Ribeiro de Oliveira.

“O prefeito também nos atendeu no pedido de que o novo Centro só seja inaugurado após o Dia das Crianças (12 de outubro), porque demora para os clientes encontrar os camelôs no novo espaço, então eles poderiam ficar sem saber onde estávamos se a mudança ocorresse na mesma época do Dia das Crianças”, explicou Aparecida.

A categoria fez um pedido final a Francisco Galindo, que a prefeitura deixe pronto, para a próxima gestão, o projeto de construção de dois novos centro populares, um na região do CPA e outro na região do Pedra 90, cada um com capacidade para 100 vendedores. O pedido foi prontamente atendido pelo prefeito.

Ao fazer o último pedido ao prefeito, a presidente da Associação elogiou a gestão de Galindo junto aos camelôs e ambulantes. “O prefeito cumpriu uma antiga promessa, de prefeito anterior, que foi regularizar nossa profissão e construir um novo centro popular em Cuiabá. Galindo vai entrar para a história pela forma como tratou nossa categoria”.