Planejamento /

13 de Abril de 2011 08h00

Secretário Lamartine aplaude resultado da parceria entre TCE e Prefeitura

13/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

No encerramento hoje (12-04) à tarde do curso Gestão Eficaz ministrado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso aos servidores da Prefeitura de Cuiabá, o secretário Lamartine Godoy (Governo) afirmou que a parceria firmada entre Município e o TCE para capacitar os funcionários públicos se revestiu de sucesso completo. Participaram deste curso, realizado na Escola do Tribunal de Contas, 160 técnicos lotados na Prefeitura, inclusive do Legislativo da Capital, com os respectivos titulares e adjuntos das Pastas.

"Este curso foi proveitoso em todos os sentidos. Serviu para esclarecer dúvidas dos gestores e servidores sobre a importância de se realizar um planejamento estratégico e executar as tarefas oriundas desse planejamento. Sobretudo, esclareceu dúvidas, responsabilidades fiscal e civil, com foco na melhoria do serviço público. É importante destacar a atuação do TCE/MT no sentido de orientar os servidores, ao invés de apenas fazer notificações. O TCE, de maneira válida, busca primeiro evitar responsabilizações. O TCE não tem o desejo de penalizar; quer que as normas sejam seguidas integralmente, dentro da lei e da legalidade, em benefício da população, seja de Cuiabá ou dos demais municípios do Estado".

O controlador geral do Município de Cuiabá, Luiz Mário Barros, destacou que o curso de capacitação ministrado pelo TCE/MT foi positivo, "com grau de aproveitamento 100%". Ele disse que o prefeito Chico Galindo está determinado a ampliar a capacitação dos servidores da Prefeitura na área técnica, "e então me orientou para estabelecer parceria com o TCE/MT, o que foi possível após ter conversado com o presidente do TCE/MT, conselheiro Válter Albano. Nós fizemos a aproximação técnica para levar adiante a ideia do curso. O que agradou a maioria dos nossos colegas servidores".

Barros acentuou que a participação maciça de secretários e adjuntos foi importante no decorrer do processo de aprendizagem. "Os ensinamentos serão úteis no desempenho das funções inerentes a cada órgão municipal. O TCE se coloca na condição de orientador, antes de penalizar pelo não acatamento dos critérios técnicos recomendados na condução de cada área. São informações importantes, e devemos ampliar esta proximidade, estendendo os cursos de capacitação a outras áreas do Município daqui para frente".

A coordenadora do Ciclo de Capacitação de Cuiabá, a servidora efetiva do TCE/MT Kátia Regina Figueró Dornelas (técnica de Controle Exerno), observou que o curso teve alta motivação dos funcionários da Prefeitura. "Esses 160 participantes corresponderam à expectativa. Foi uma parceria que vai melhorar ainda mais a administração pública da Capital".

Ele disse que em novembro próximo, dias 24 e 25, acontece outro curso semelhante na Baixada Cuiabana, igualmente conduzido pela Escola do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. "A meta do TCE é aperfeiçoar os técnicos em suas respectivas áreas de atuação, que denomina de investimento do conhecimento, e que considera ponto fundamental hoje em dia". Em janeiro de 2011, o Tribunal capacitou 700 pessoas do 1º, 2º e 3º escalões do Estado. O presidente Válter Albano tem por meta capacitar; ele quer fazer cultura na mudança".