Planejamento / MOBILIZAÇÃO POPULAR

15 de Janeiro de 2019 15h30

Atividades para revisão do Plano Diretor de Cuiabá são retomada pelo IPDU

15/01/2019

CAROLINA MIRANDA

As atividades para revisão do Plano Diretor foram retomadas e já foram realizadas três audiências públicas nos bairros Jardim Vitória, 1º de março e CPA IV nesse início de 2019. A próxima será nesta quinta-feira (17), às 19h, no bairro Jardim Umuarama, em Cuiabá. Essa mobilização tem como principal objetivo ouvir a população sobre seus anseios, dúvidas, reclamações e propostas de melhorias para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida para as pessoas. Cada audiência engloba uma média de seis comunidades. O mês de janeiro terá como público alvo os moradores da região Norte do município.

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) vem percorrendo toda a Capital na elaboração desse trabalho que foi dividido por microrregiões, ocorrendo em todas as regionais, Leste, Oeste, Sul e Norte, respectivamente. 

O superintendente do IPDU, Márcio Puga informou que está sendo contratada uma empresa especializada em assessoria para contribuir com a equipe do IPDU, visando aprimorar ainda mais a qualidade do produto final. “Com isso, a entrega da Minuta da Lei está prevista para o mês de agosto de 2019. Nosso primeiro Plano Diretor foi feito em 1992. O segundo, com atraso, em 2007. Agora estamos trabalhando novamente por sua atualização”, argumenta.

“É muito importante o envolvimento da comunidade nesse processo de renovação, pois construir uma cidade melhor é um dever comunitário, capitaneado pela Prefeitura, mas discutido com todos os que moram aqui. Fazer com que a população participe das discussões é de extrema importância para o êxito dessa ação”, finalizou o superintendente.

 

PLANO DIRETOR - Planejar os próximos 10, 15 anos de Cuiabá exige um extenso e denso trabalho técnico, que implica no constante monitoramento e controle do Plano Diretor, instrumento que determina todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento a longo prazo do Município.

Para garantir o desenvolvimento ordenado da Capital, a partir das demandas sócio estruturais sinalizadas por todos os atores envolvidos, a Prefeitura de Cuiabá está revisando o Plano Diretor, tomando como base as versões lançadas em 1992 e 2007.