/

28 de Junho de 2011 10h38

Universidade Popular Comunitária de Cuiabá trabalha a alfabetização e a inclusão social de jovens e adultos

28/06/2011

Ângela Jordão/PMC

Adultos com idade acima de 15 anos, que não sejam alfabetizados ou não concluíram o ensino fundamental, têm a chance de se alfabetizar e concluir a 8ª série através da Universidade Popular Comunitária - UPC de Cuiabá. Os interessados podem iniciar os estudos ainda este ano, a partir do segundo semestre, integrando turmas cujas aulas começarão em agosto. Para isto, basta procurar uma das unidades da UPC instaladas na capital, nos bairros Osmar Cabral, Jardim Industriário II e Pedregal.

A UPC, criada em 2002, é vinculada a Fundação Educacional de Cuiabá - Funec e tem como objetivo promover a inclusão social por meio da alfabetização e escolarização. Mas, ao contrário da grade curricular comum, a UPC promove a interação entre professores e alunos, e como trabalha com a alfabetização de adultos, leva em consideração todo o conhecimento que a pessoa já tem.

“A UPC foi criada no anseio da própria comunidade, pessoas que desejavam uma escola que atendesse e reconhecesse que ela já chega à sala de aula com um conhecimento de vida. Por isso se chama Universidade, porque universaliza o conhecimento”, explica o articulador pedagógico da Universidade, João Militão Henrique Soares Junior. Na Universidade Popular Comunitária, os professores são chamados de “artisente” e os alunos são denominados “coartisente”.

Além do ensino de disciplinas regulares, entre as práticas da UPC está o resgate e a criação de valores considerados necessários para que o mundo torne-se um lugar mais justo. Isto está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Entre os valores trabalhados com os alunos constam o otimismo, discernimentos, interesse pelo conhecimento, desenvolvimento da auto-análise, espírito de pesquisa, auto-reflexão, ser coerente, imparcialidade, senso de justiça, lealdade, liderança e ética.

“Os alunos sentem-se satisfeitos e realizados com o ensino”, informa João Militão. Atualmente, mais de 400 alunos de Cuiabá, a maioria com idade acima de 35 anos, freqüentam as três unidades da UPC: Herbert de Souza (Osmar Cabral), Paulo Freire (Jardim Industriário II) e Delmira Monteiro de Figueiredo (Pedregal). As aulas são divididas em dois turnos, vespertino e noturno.

O regime de ensino é anual, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) Presencial. Os alunos têm condições de fazer, em apenas um ano, o equivalente a dois anos do ensino fundamental. As aulas seguem o calendário curricular normal, com 200 dias letivos e recesso no meio do ano.