/

06 de Junho de 2012 16h55

Cuiabá Vest oferta aulas com intérprete de Libras para deficientes auditivos

06/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


O cursinho pré-vestibular da prefeitura da capital, Cuiabá Vest, agora conta com uma intérprete em Libras, a linguagem de sinais dos deficientes auditivos. Conforme o diretor técnico da Funec (Fundação Educacional de Cuiabá), Alex Rufino, a iniciativa é inédita e parte da regulamentação prevista na Lei da Acessibilidade.

Atualmente, cinco alunos participam das aulas com a intérprete, na unidade do Centro do Cuiabá Vest, na capela Santa Rita. A aluna Stefanny Landrima da Silva Borges disse que pode observar a mudança dos conteúdos e conseguiu aprender as disciplinas. “Vou fazer o Enem e quero fazer curso de Computação”, contou ela por meio da intérprete. Stefanny já fez três cursos pelo mesmo processo e quer ser instrutora de Libras no futuro.

A intérprete de Libras, Ivoneides Amaral, explicou que não há outra limitação por parte dos deficientes auditivos e que eles podem exercer qualquer função, podendo fazer um curso superior e garantir a qualificação profissional. “Antes o surdo era excluído e hoje existe outra visão, a de que ele pode desempenhar qualquer função. Por isso a necessidade apenas de um intérprete para que ele possa participar e assistir aulas, como no caso do Cuiabá Vest, ou trabalhar”, afirmou.

Ela acredita que a abertura do Cuiabá Vest para os deficientes auditivos é uma iniciativa que deveria ser copiada em todo o Estado. “Há muitos surdos em Mato Grosso e o acesso e inclusão deve ser garantido a eles”, afirmou.

O professor de redação, Arnaldo Freitas, acredita que com o tempo os professores deverão se qualificar em Libras para que suas aulas possam ser assistidas por deficientes auditivos. “Todos os tipos de inserção e inclusão são válidos e o número de alunos só tende a crescer. Daqui a algum tempo teremos que aprender Libras para atender a todas as necessidades”, comentou.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Dessa forma, os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais. (Fonte: Portal de Libras)