/

19 de Outubro de 2011 11h02

Cuiabá Vest oferece dicas para candidatos ao Enem 2011

19/10/2011

Viviane Moura- Secom Cuiabá: 8454-5236


Os 2.500 alunos do Cuiabá Vest, curso complementar gratuito oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), que ocorre neste final de semana, sábado e domingo (22 e 23-10), em todo o País.

Para ajudar os estudantes, o diretor executivo e professor da Funec - instituição responsável pelo Cuiabá Vest – Mário Nadaf, oferece dicas sobre as provas. Confira:

Fique atento

Os portões de acesso abrem às 11h e fecham às 12h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 11h.

Verifique com antecedência na página do Inep (www.inep.gov.br) o local de prova para o qual foi designado. Faça o trajeto até o local da sua prova antes do dia do Exame e se certifique de comparecer ao local de realização das provas antes do fechamento dos portões.

Documentos válidos

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:  RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo 90 dias, antes da data da prova.

O que levar no dia

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.

Provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova:

Dia 22 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.

Dia 23 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

Caderno de Provas

Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Evite ser eliminado no Enem

É proibido:

Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;

Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;

Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Concorrência

Conforme dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC) mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2011. Em Mato Grosso, mais de 133 mil estudantes vão disputar as vagas.