/

02 de Abril de 2013 18h55

Prefeitura de Cuiabá discute formas de incrementar previdência dos servidores

02/04/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes recebeu nesta terça-feira (2) o secretário nacional de Previdência Social do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, que veio a Cuiabá para discutir formas de incrementar o fundo de previdência dos servidores da prefeitura.

Para Mauro, é necessário um estudo para que sejam analisadas as melhores formas de aplicação dos recursos. “Os recursos são aplicados de forma conservadora, mas estamos estudando as melhores formas de maximizar o rendimento e melhorar as aposentadorias com responsabilidade”, disse.

A aposentadoria dos servidores é regida por dois fundos, o financeiro e o previdenciário. Este último é capitalizado e possui superávit de R$ 60 milhões, atendendo parte dos servidores. Já o financeiro, que atende servidores mais antigos, não é capitalizado e, por isso, está em déficit de cerca de R$ 2,5 milhões, ou seja, por mês a administração municipal precisa suplementar o fundo para pagar todas as aposentadorias.

“É necessário que haja um equilíbrio nos fundos de previdência, tanto para que não seja necessária a suplementação, quanto para que os recursos possam ser revertidos no desenvolvimento do município”, comentou Rolim.

Ele sugeriu algumas formas de aplicação, que já estão sendo utilizadas em outros Estados, como um fundo para a construção de habitações, através do programa Minha Casa, Minha Vida, que pode ser uma forma rentável, já que a demanda de casas para servidores é grande. E também para florestamento e manejo, o que pode ser viável no norte do Estado.

O presidente do CuiabáPrev, Bolanger José de Almeida, afirmou que todas as sugestões serão discutidas e analisadas, já que é necessário uma revisão das aplicações e diversificação dos investimentos.

Também participaram da reunião os secretários municipais Fábio Garcia (Governo), Suelme Evangelista (Cidades), Guilherme Muller (Fazenda), Francisco Serafim de Barros (Planejamento e Finanças), Lamartine Godoy (Desenvolvimento Urbano), Pascoal Santullo (Gestão) e Rogério Gallo (Procuradoria Geral).