/

16 de Dezembro de 2011 16h24

Cuiabá-Prev presta homenagem a João Capilé

16/12/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6


O Cuiabá-Prev prestou uma homenagem ao servidor aposentado mais antigo do órgão, o senhor João Augusto Capilé Júnior (João Capilé). Com 95 anos de idade e inúmeros serviços prestados ao município de Cuiabá e ao estado de Mato Grosso, João Capilé é um exemplo de vitalidade e bom humor, além de ser um espelho de correção na vida pública e pessoal.

Natural de Rio Brilhante, hoje município de Mato Grosso do Sul, João Augusto Capilé é sociólogo, começou sua vida pública em Dourados (MS), onde foi prefeito entre os anos de 1945 e 1947. Transferiu-se para Cuiabá em 1961- já com esposa e filhos - a convite do então governador Fernando Corrêa da Costa, trabalhando como diretor e chefe de Núcleo de Análises e Pesquisas da Comissão de Planejamento da Produção.

João Capilé foi o responsável, em 1966, por instalar em Cuiabá o primeiro serviço interurbano da capital, promovendo a ligação telefônica entre Cuiabá e o mundo. Ele era, então, o presidente da Companhia Telefônica Cuiabana.

Aposentado, gosta de dizer que atualmente curte a companhia dos filhos, netos e bisnetos. João Capilé também tem filhos ilustres, como a cantora Vera Capilé. Ele toca violão e gosta de se apresentar com a filha. Durante a homenagem, os dois entoaram algumas canções para o público presente. João Capilé foi casado com Roma Capilé, com quem teve oito filhos.

O presidente do Cuiabá-Prev, Ronaldo Taveira, disse que o órgão estava prestando uma singela homenagem a um homem exemplar, como educador, servidor público e pai de família. Emocionado, Taveira fez questão de ler o currículo de João Capilé, exaltando seu trabalho a frente dos órgãos públicos. “Ele não nasceu em Cuiabá, mas é cuiabano. Porque tem a astúcia de quem é daqui e vive aqui, sem falar de uma memória incrível. A diretoria do Cuiabá-Prev fez questão de, nesta época de confraternização, fazer esta homenagem a este homem incrível”.

Lembrando histórias de quando esteve pela primeira vez em Cuiabá, em 1941, como emissário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), João Capilé agradeceu a homenagem, dizendo que foi pego de surpresa. “Não esperava por isso. Disseram que participaria de uma pequena comemoração. Estou muito feliz e honrado de acrescentar mais esta homenagem ao meu currículo. Isto me deixa muito orgulhoso”.


Currículo

1940 – Delegado do Recenseamento do IBGE no Município de Ponta Porã

1942 a 1944 – Secretário da prefeitura de Dourados

1945 a 1947 – Prefeito de Dourados nomeado pelo então governador do Território de Ponta Porã, Major José Guiomar dos Santos

1948 – Eleito vereador como o mais votado no município de Dourados

1961- Transfere-se para Cuiabá  - convidado pelo então governador Fernando Corrêa da Costa para ser diretor e chefe de Núcleo de Análises e Pesquisas da Comissão de Planejamento da Produção

1966 – Eleito presidente da Companhia Telefônica Cuiabana

1968 – Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Cuiabá

1981 – Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

1984 – Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan)