Ordem Pública / DIREITO DO CONSUMIDOR

25 de Novembro de 2021 15h00

Procon Cuiabá realiza fiscalização integrada na ‘Black Friday’

25/11/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores no que se refere aos descontos exclusivos propostos pelas promoções na 'Black Friday’, a equipe de fiscalização do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá) e os profisisonais que atuam perante à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SOrp) realizam nesta sexta-feira (26) visitas aos estabelecimentos comerciais instalados na Avenida Fernando Côrrea da Costa (proximidades da UFMT) e no Shopping Pantanal.  A equipe que será formada por doze agentes fiscalizadores. As equipes irão sair às 7h30 de sexta-feira, da sede da Sorp (que fica no Parque Tia Nair, instalado no  Jardim Itália). 

“A nossa equipe percorreu as regiões para verificar os preços cobrados antes da Black Friday, para garantir que o consumidor compre um produto com descontos de verdade. Enganar o cidadão, aumentando o preço do produto para depois incidir o abatimento, é crime e infringe às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor”, declarou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.  

A data oficial da edição do Black Friday 2021 é o dia 26 de novembro, mas muitas empresas já estão anunciando as promoções desde o início do mês. “Nesse período as ações de fiscalização são intensificadas, para que o cidadão possa usufruir do “saldão” com segurança e veracidade. Muito cuidado com as falsas promoções, oportunidade única, prazos de entrega, devoluções e trocas”, pontuou Genilto.

“Ainda existem casos de práticas enganosas, mas no geral podemos perceber que o cenário está bem melhor do que nas primeiras edições realizadas na capital. Por isso a importância desse levantamento prévio dos preços para que possam ser cobrados os direitos e os deveres dos consumidores e lojistas.”, concluiu o secretário-adjunto.

SERVIÇO:

O que:  Fiscalização ‘Black Friday’
Data: 26/11/2021
Horário: 7h30
Local:  saída das equipes da Secretaria de Ordem Pública