Ordem Pública / PARCEIRA

17 de Dezembro de 2020 13h09

Ordem Pública reforça a importância das denúncias para a eficácia das ações de fiscalização

17/12/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

As ações de fiscalização que vem sendo executadas desde o mês de março, em conjunto com as Secretarias de Ordem Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Polícia Militar estão sendo executadas, mediante demandas dos registros de denúncias.

“Válido lembrar a importância da população nesse momento onde os horários de funcionamento e abertura dos comércios foram flexibilizados a pandemia não acabou. Os cuidados quanto ao uso de máscaras, higienização das mãos e as aglomerações estão sendo fiscalizados quanto aos cumprimentos”, pontuou o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Salles.

Segundo ele, durantes esses nove meses de operação visando a proliferação do coronavírus em Cuiabá, foram registradas cerca de trinta mil (30) denúncias e lavrados cerca de 1.600 autos de infrações. Do total de ocorrências, as infrações mais recorrentes, são de serviços não essenciais e desobediência. “Infelizmente muitas pessoas ainda insistem e não cumprem as medidas estabelecidas e sancionadas via decretos municipais. A grande parte desses autos de infrações é de locais e ou pessoas reincidentes, ou seja, foram alertadas por diversas vezes e não cumpriram”, reforçou.

ATUAÇÃO- As equipes de fiscalização visitam bares, distribuidoras, conveniências entre outros estabelecimentos abertos, com aglomeração de pessoas e em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.

A partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia (3616-9614), que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial e do CIOSP (190), que funciona no período noturno, finais de semana e feriados, as equipes realizam as devidas orientações aos responsáveis dos estabelecimentos que são alvos de denúncia.

 

Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos. “Contamos com a contribuição da população. Se não recebemos as denúncias, não temos a eficácia esperada. É impossível as equipes estar em todos os lugares numa capital como Cuiabá com mais de 600 mil habitantes”, finalizou.