Ordem Pública / ABORDAGEM PREVENTIVA

01 de Janeiro de 2021 08h40

Operação especial de fim de ano na Capital resulta em 14 autos de notificação

01/01/2021

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

A noite do Ano Novo na Capital contou com a realização de mais uma ação da Prefeitura de Cuiabá, voltada para a prevenção e conscientização de toda população quanto a importância dos cuidados no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

A operação especial fim de ano realizada na noite desta quinta-feira (31) pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Polícia Militar (PM) resultou na abordagem de 18 estabelecimentos. Desses, apenas 14 receberam autos de notificação, ou seja, foram apenas orientados sobre alguns itens estabelecidos em decreto como, por exemplo, a aglomeração de pessoas e som alto.

Conforme levantamento apresentado, seis chamadas foram registradas de poluição sonora. Um dos locais visitados foi o Clube da Caixa, onde a equipe teve que determinar que o som fosse modulado de maneira a ficar no limite permitido por lei (65 dB) e não causar perturbação à comunidade vizinha. “A orientação feita pelo sindicato de bares e restaurantes aos associados e a divulgação prévia pela imprensa da operação foram fatores que contribuíram muito para o ajuste e atenção às medidas de biossegurança”, ponderou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

As rondas começaram por volta das 22h e seguiram até a madrugada desta sexta-feira, 1º de janeiro, com seis equipes e cerca de trinta pessoas trabalhando. “Quero mais uma vez deixar claro que a intenção da Prefeitura de Cuiabá, desde o início das ações de enfrentamento ao covid-19, tem tido como principal característica a prevenção. Queremos que a população tenha consciência que a pandemia não acabou. O distanciamento social ainda é uma das melhores alternativas de controle da doença”, diz Sales.  

O secretário pontua que, por ser uma operação especial de Ano Novo, a população é a principal aliada para o êxito no trabalho de fiscalização. O Disque Silêncio da SORP continua operando ao longo desse feriado prolongado, por meio do telefone, (65) 99341-3000.

“Nesse número, a pessoa que se sentir incomodada pode ligar e registrar a denúncia para que equipe de fiscalização possa verificar in loco se as normas de biossegurança estão sendo seguidas, a fim de evitar a proliferação do coronavírus.  Além dessa fonte, as pessoas podem ligar no número 190 para deixar o registro”, explica o secretário.

Desde o final do mês de março, são realizadas ações integradas de fiscalização, entre a Prefeitura de Cuiabá e PM. O trabalho tem como objetivo assegurar o cumprimento das normativas estabelecidas em decretos e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde no enfrentamento à pandemia.

“Cuiabá procurou e tem procurado fazer o dever de casa desde o começo, antecipando várias medidas. O prefeito Emanuel Pinheiro tem sido muito determinado naquilo que ele pensa que protege a saúde pública e ele pensa de uma maneira muito correta, muito efetiva, enfrentando inclusive críticas. Mas ele não tem mudado a sua opinião em defesa da saúde pública dos brasileiros que moram em Cuiabá”, avalia o secretário.