Ordem Pública / ACOMPANHAMENTO

05 de Janeiro de 2021 14h55

Defesa Civil de Cuiabá realiza monitoramento periódico dos trabalhos na Realmat, Ciclo Ribeiro e lotérica

05/01/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

A Defesa Civil de Cuiabá continua realizando o trabalho de acompanhamento das atividades em andamento nos prédios da Relmat, Ciclo Ribeiro e de uma lotérica, atingidos por um incêndio no início de dezembro de 2020. Neste momento, é executada a retirada dos escombros do estabelecimento financeiro. Todo procedimento foi autorizado pelo órgão municipal e também pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, de agora em diante, o monitoramento é feito sem a necessidade de uma equipe permanente no local. De acordo com ele, essa nova metodologia foi adotada a partir da contratação da equipe de engenharia técnica, efetuada pelas empresas, para coordenação das atividades, conforme recomendado pelos órgãos públicos.

“Entramos em uma etapa em que o trabalho principal deve ser feito pelas próprias empresas. Sendo assim, não é mais necessário ter uma equipe a todo o momento no local. É claro que, ainda assim, continuamos fazendo visitas periódicas, nas quais avaliamos se o trabalho está seguindo as normas técnicas de segurança e evitamos a criação de novos riscos”, explica Zanetti.

Além da retirada dos escombros da lotérica, também já foi autorizado pela Defesa Civil e Politec-MT a demolição emergencial da estrutura da Ciclo Ribeiro e a retirada da fachada metálica e vidros da loja Realmat. Esses trabalhos também serão realizados pelas empresas e não possuem prazo para conclusão, já que as atividades exigem a aplicação de uma série de cuidados, principalmente no período chuvoso.

“Fizemos os laudos e também repassamos todas as recomendações de segurança que devem ser aplicadas. Optamos por recomendar a demolição da Ciclo Ribeiro, após a avaliação técnica apontar a indicação de queda, por conta das paredes danificadas pelas chamas. Agora, as ações são executadas pelas empresas. Nesse primeiro momento, a atuação acontece na estrutura que já caiu e, gradativamente, alcançará as demais”, pontua o diretor.