Ordem Pública / FISCALIZAÇÃO

27 de Junho de 2020 06h50

Após decisão, operação atende cerca de 90 denúncias em 63 bairros de Cuiabá

27/06/2020

CELLY SILVA

Davi Valle

O primeiro dia de fiscalização após vigência da quarentena coletiva obrigatória, determinada por decisão judicial em Cuiabá, resultou no atendimento de cerca de 90 denúncias feitas por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e disque-denúncia da Secretaria de Ordem Pública, entre 7h de quinta-feira (25) e 5h de sexta-feira (26). 

A maior incidência de denúncias ocorreu entre as 15h e às 23h, a maioria relacionada a comércio funcionando em desacordo com o Decreto nº 7.970/2020, que autoriza apenas a abertura de 52 tipos de serviços considerados essenciais. Nessa faixa de horário, foram atendidos aproximadamente 60 casos. Foram abordados salões de beleza, barbearias, concessionárias, lojas de eletrodomésticos, papelarias, estabelecimentos de ensino, lojas de roupas e acessórios, motéis, lanchonetes, academias, lojas de decoração, entre outros.

No período da manhã até às 15h, um pouco depois do prefeito Emanuel Pinheiro anunciar as novas medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, foram cerca de 20 registros. Já no período do toque de recolher, das 23h às 5h, houve apenas 12 chamados, o que demonstra que a população já se adaptou a essa medida, que vigora desde o último dia 13 e vai até o próximo domingo (28).

De acordo com o balanço da equipe de fiscalização unificada do Município - que conta com agentes de regulação e fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e policiais militares, foram 63 bairros fiscalizados, sendo Centro, CPA 1, CPA 3, Quilombo, Dom Aquino, Jardim Industriário, 1º de Março, Porto e São Carlos os que tiveram mais incidentes. 

Também aparecem na lista os bairros Jardim Umuarama, Residencial Paiaguás, Distrito Industrial, Morada do Ouro, Morada da Serra, São Gonçalo, Baú, Santa Cruz, Centro Político Administrativo, Poção, Alvorada, Duque de Caxias, Jardim Califórnia, Novo Paraíso, Tancredo Neves, Jardim Passaredo, Planalto, Dr Fábio 1, Jardim das Américas, Coophema,  Cophamil, Alto Boa Vista, Santa Terezinha, Parque Cuiabá, Terra Nova, Tijucal, CPA 2, Areão, Altos da Serra, Parque Ohara, Aroeira, Residencial Santa Inês, Boa Esperança, Residencial Coxipó, Dom Bosco, Osmar Cabral, Jardim Vitória, Jardim Independência, Goiabeiras, Jardim Brasil, Jardim Leblon, Novo Mato Grosso, Campo Velho, Centro Sul, Praeiro, Jardim Fortaleza, Residencial Belita Marques, Jardim das Palmeiras, Pedra 90, São José, Jardim Imperial, Jardim Imperial 2, JArdim Keneddy, Jardim Petrópolis, 

De acordo com o secretário de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales, “houve uma certa demora no entendimento por parte de muitos comerciantes que acreditaram que a liminar seria revogada. O cenário hoje já é de um índice de atendimento maior, consequentemente uma adesão também maior! Não é tarefa muito fácil manter uma capital confinada em casa, mas temos feito o possível para melhorar o isolamento social”. 

O Decreto nº 7.970/2020, que determina a quarentena coletiva obrigatória na Capital, vale pelo período de 25 de junho a 09 de julho. A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616-9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriados, as denúncias devem ser feitas pelo 190.